30.8 C
Campo Grande
sábado, janeiro 10, 2026
Publicidade
Publicidade
InícioEconomiaAgronegócioCrescimento na silvicultura transforma Campo Grande em polo estratégico

Crescimento na silvicultura transforma Campo Grande em polo estratégico

Campo Grande registrou um salto expressivo na produção da silvicultura em 2024, consolidando-se como um dos setores de maior expansão da economia local. De acordo com os dados da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2024, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor da produção municipal passou de R$ 15,9 milhões em 2023 para R$ 267 milhões em 2024, um crescimento de 1.569%.

Esse avanço reflete o fortalecimento da cadeia produtiva regional e o impacto positivo da produção de celulose no leste de Mato Grosso do Sul, que vem ampliando a demanda por insumos, serviços logísticos e mão de obra qualificada na Capital. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) tem atuado diretamente nesse processo, promovendo políticas públicas voltadas à diversificação econômica, sustentabilidade e apoio às atividades produtivas de base florestal.

O crescimento também foi observado na área de florestas plantadas, que aumentou 20,81%, passando de 29.911 hectares para 36.136 hectares. A extensão atual equivale aproximadamente ao perímetro urbano de Campo Grande, o que demonstra a força e o potencial de expansão do setor no território municipal.

Além do impacto econômico, a silvicultura vem se destacando pela geração de empregos e fortalecimento social. O setor já emprega 2.626 pessoas no município, um crescimento superior a 27% apenas em 2025 muito acima da média geral de 2,79% registrada no mesmo período.

Para a prefeita, Adriane Lopes, os números refletem o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a geração de oportunidades “Campo Grande está vivendo um novo ciclo de desenvolvimento. A silvicultura traz não apenas riqueza e dinamismo para nossa economia, mas também oportunidades de emprego e renda para nossa população. Esse avanço demonstra que estamos no caminho certo para consolidar nossa cidade como referência em desenvolvimento sustentável”.

O secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, reforçou que o crescimento é resultado do trabalho integrado entre o poder público e o setor produtivo “A Secretaria tem atuado para criar um ambiente favorável à atração de investimentos e à ampliação de atividades que conciliem desenvolvimento e sustentabilidade. O resultado divulgado pelo IBGE mostra que Campo Grande está preparada para se
consolidar como um polo estratégico da silvicultura no Estado, com base em inovação, eficiência e responsabilidade ambiental”.

Com o desempenho recorde, a silvicultura se consolida como um vetor estratégico do futuro de Campo Grande impulsionando a economia, promovendo sustentabilidade e fortalecendo o papel da Capital no cenário produtivo estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular