23.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCâmara MunicipalCPI do Consórcio Guaicurus: Vereador Maicon Nogueira solicita depoimento do ex-prefeito Marcos...

CPI do Consórcio Guaicurus: Vereador Maicon Nogueira solicita depoimento do ex-prefeito Marcos Marcelo Trad

Durante a primeira oitiva da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), o vereador Maicon Nogueira solicitou que seja expedida convocação ao vereador da Casa, Marcos Marcelo Trad e ex-prefeito, a fim de prestar depoimento sobre a prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros pelo Consórcio Guaicurus, mediante concessão do município.

“Fiquei feliz em ver o ex-prefeito e atual vereador sentado aqui querendo participar, e por causa de uma questão regimental não foi possível, mas acredito que ele tem muito a contribuir, nos informando sobre o período que ele foi prefeito de Campo Grande, por 6 anos. Trazendo explicações para a população e para os membros dessa Comissão. Com isso, no ajudando a tornar nosso transporte coletivo mais digno, explicou o parlamentar.

OITIVA

A primeira depoente da CPI foi Lucia Maria Mendonça Santos, mestra em Mobilidade Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina, que esclareceu diversas dúvidas, entre elas, sobre gerenciamento no transporte público. “Temos superlotação, atrasos e irregularidades de horários, más conservações de veículos, descaso com pessoas com deficiência. Não é assim, determinado horário tem frota disponível para deficientes. Toda frota deve estar equipada. Isso é lei federal”, explicou.

Para a mestra em mobilidade urbana, quando não se tem controle do número de passageiros, e não se sabe quando arrecada ou quanto custa o sistema, a tendência é aceitar o que entregam para a gente. “Se a bilhetagem está nas mãos dos empresários e a gente não tem um quadro de fiscal que permita que a prefeitura fiscalize o sistema é assim. Os fiscais têm que estar na rua, pois também não adianta ter fiscal para estar no terminal, eles têm que ficar no ponto de para da do bairro e longe das câmeras dos terminais”, enfatizou.

Conforme a Comissão a próxima oitiva da CPI será na próxima segunda-feira (5), a partir das 14h, com o diretor-presidente da Agereg, José Mário Antunes da Silva, no plenarinho Edroim Reverdito, na Câmara Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular