A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou 26 emendas apresentadas pelo deputado estadual Coronel David (PL) ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. As propostas ampliam a fatia de recursos destinada à segurança pública e infraestrutura de rodovias, e incluem desde a construção de novos quartéis até a criação de estruturas inéditas na área de perícia oficial.
As emendas autorizam a construção dos quartéis do 1º, 9º e 10º Batalhões da Polícia Militar em Campo Grande, além da construção de uma unidade da Polícia Rodoviária Estadual, também na Capital, e reformas em estruturas já existentes. No interior, o pacote inclui a construção do quartel do 12º BPM em São Gabriel do Oeste e o primeiro quartel dos Bombeiros em Rio Verde de Mato Grosso, estimado em R$ 2,5 milhões.
Também estão previstos novos quartéis dos Bombeiros em Sonora, Terenos, Itaporã, Bandeirantes e Camapuã, reforçando o atendimento emergencial em regiões que ainda dependem de cidades vizinhas.
Coronel David ainda priorizou nas emendas a destinação de recursos na aquisição de viaturas e equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, com foco na recomposição da frota.
Na área pericial, a LOA passa a contemplar a construção e operacionalização do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses e a criação do Laboratório de Toxicologia Forense, estrutura inédita em Mato Grosso do Sul que terá condições de realizar exames toxicológicos complexos que atualmente, precisam ser enviados para outros estados, o que gera custos e demora na conclusão de investigação.
O deputado ainda incluiu nas emendas recursos para compra de materiais de consumo ao Núcleo de Perícias Externas, o que vai aprimorar o processo de coleta de evidências e a emissão de laudos. A SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), que administra as unidades de internação de adolescentes, também será contemplada no quadro de programação de recursos alocados pelo Governo do Estado para despesas que irá melhorar o atendimento dos jovens infratores, assistidos nas Uneis (Unidades Educacionais de Internação).
A Academia do Tiro Adaptado, da Diretoria de Polícia Comunitária, foi destacada pelo deputado na contemplação de investimentos para ampliação das atividades de inclusão e treinamento especializado.
Obras Viárias
Coronel David incluiu no orçamento do estado obras viárias estratégicas, como a construção da ponte na MS-229, sobre o Rio Indaiá, na ligação entre as 7 Placas e o Aroeira, em Chapadão do Sul; a pavimentação de 14 km da Estrada Vicinal Ivan Roberto Carrato (conectando a Alcoolvale à BR-158), em Aparecida do Taboado; a pavimentação da MS-156, entre o distrito de Piraporã e Rio Brilhante; e pavimentação na MS-441, entre Bandeirantes e Camapuã.
No início do ano, o deputado articulou com o Governo do Estado a contratação do projeto executivo para a pavimentação de 40 km da MS-270 e, agora, incluiu na dotação orçamentária os recursos necessários para iniciar o asfalto do trecho que liga Itaporã à Placa do Abadio.
Coronel David também assegurou nas emendas orçamentárias o recapeamento da MS-395, no trecho entre Brasilândia e Bataguassu, e a manutenção da MS-228, em Corumbá; rotas essenciais para o escoamento agrícola e o acesso a serviços básicos.
Segundo o deputado, a combinação entre novas estruturas, modernização de frota, reforço pericial e melhorias nas estradas deve fortalecer o policiamento, agilizar investigações e apoiar o desenvolvimento regional.
“Nosso objetivo é garantir condições reais de trabalho para quem está na linha de frente e oferecer serviços mais eficientes à população”, afirmou.
As 26 emendas passam a integrar o orçamento oficial de 2026 e serão executadas pelo governo estadual, conforme a programação financeira.


