29.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 14, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioEconomiaConselho Gestor de Parcerias aprova prorrogação antecipada do contrato de concessão da...

Conselho Gestor de Parcerias aprova prorrogação antecipada do contrato de concessão da MS Gás

O Conselho Gestor de Parcerias (CGP) do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) do Governo de Mato Grosso do Sul aprovou a prorrogação antecipada do contrato de concessão da distribuição de gás natural no Estado, atualmente sob responsabilidade da MS Gás, concessionária vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). A decisão inclui também a aprovação da nova versão do Anexo VI – Plano de Metas de Investimentos e a autorização para abertura da Consulta e Audiência Pública sobre a proposta. A ata da reunião foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O secretário Jaime Verruck da Semadesc, que participou da reunião como conselheiro do CGP, destacou que a renovação antecipada do contrato é estratégica para garantir a continuidade e a ampliação dos investimentos em infraestrutura de gás natural. “Estamos avançando em um processo que dá mais segurança jurídica à concessão, amplia a rede de distribuição e fortalece a atratividade do Estado para novos empreendimentos industriais e logísticos”, afirmou.

A nova proposta de metas de investimentos foi elaborada com base em benchmarking realizado em estados como São Paulo, Paraná e Espírito Santo. O plano prevê a expansão da malha de gasodutos, o aumento do número de clientes atendidos e a inclusão de novos municípios. Aspectos regulatórios do contrato também foram debatidos, como mecanismos de revisão extraordinária, garantias de execução e cláusulas de arbitragem.

A prorrogação antecipada do contrato com a MS Gás deverá permitirá a pactuação de novas obrigações e metas, com monitoramento contínuo do cumprimento. A abertura da Consulta Pública será publicada no Diário Oficial do Estado. Responsável pela distribuição de gás canalizado em Mato Grosso do Sul, a MS Gás é considerada peça-chave na política energética estadual, com impacto direto no desenvolvimento industrial e na transição para uma matriz energética mais sustentável.

Também participaram da reunião do Conselho Gestor de Parcerias, a presidente do CGP, Eliane Detoni, a procuradora-geral do Estado Ana Carolina Ali Garcia e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular