A advocacia perdeu, no último dia 30 de outubro, um dos maiores constitucionalistas do país. Em sua homenagem, o Conselheiro Federal por Mato Grosso do Sul Afeife Mohamad Hajj propôs, nesta quinta-feira (5) em sessão do Pleno, que Salão Nobre do Conselho Federal seja denominado ‘Paulo Bonavides’.
“Aprendi muito com o ilustre Professor Paulo Bonavides. Um dos maiores constitucionalistas não só do Brasil, mas do mundo. Por isso, acredito que a Ordem dos Advogados do Brasil teria que homenagear esse grande patriota”, disse em seu discurso.
Afeife explicou que o ato seria “uma homenagem para que Bonavides seja sempre lembrado, pelos relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade brasileira e internacional. Em nome da advocacia sul-mato-grossense deixo nossos sinceros agradecimentos a esse homem que prestou muito serviço a nosso Estado, com palestras, estudos e com sua sabedoria”.
O Vice-Presidente da OAB Nacional, exercendo cargo de Presidente no Pleno, Luiz Viana Queiroz parabenizou a proposta do Conselheiro que, por unanimidade, aprovou a nomeação ‘Paulo Bonavides’ ao Salão Nobre do sétimo andar do Prédio do Conselho Federal.
Uma data será escolhida em dezembro pelo Conselho Federal para o descerramento da placa no local. O Presidente do Pleno Luiz Viana sugeriu que “seja na primeira sessão presencial para que estejam todos em Brasília”. Afeife foi convidado e se comprometeu a participar do ato.
Texto: Catarine Sturza / Foto: Miguel Palácios