28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioCulturaComo primeiro ato, escritório do Ministério da Cultura em MS lança edital...

Como primeiro ato, escritório do Ministério da Cultura em MS lança edital para a criação dos comitês

O escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso do Sul realizou a oficina presencial no Instituto Histórico Geográfico, na Avenida Calógeras nº 3000, na Capital, que faz parte do PNCC (Programa Nacional dos Comitês de Cultura), do governo federal.

O diretor de Articulação e Governança da Secretaria de Comitês de Cultura do MinC, Pedro Vasconcellos e a Coordenadora do escritório do MinC no MS, a produtora cultural Caroline Garcia participam da ação de abertura do programa que deverá injetar R$ 1.9 milhão no Estado para a área da Cultura.

O PNCC, segundo Caroline Garcia, tem como foco ampliar o acesso às políticas públicas de Cultura, fortalecer a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas culturais e do Sistema Nacional de Cultura, por meio de atividades presenciais e virtuais de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre as políticas culturais.

“Articulando um amplo campo de inteligências e tecnologias culturais brasileiras, em todas as regiões e territórios do país. A principal ação do Programa é a criação dos Comitês de Cultura, que serão constituídos por redes de agentes, coletivos e instituições, articuladas por organizações da sociedade civil”, disse.

Ela completou que retomar as ações em rede, potencializando as Organizações da Sociedade Civil que têm um grande papel no desenvolvimento territorial e sobretudo no amplo atendimento das comunidades de locais mais distantes é a grande expectativa do PNCC.

“Ampliar a capilaridade do MinC nos Estados, formando e oferecendo bolsas aos agentes sociais selecionados dos IFs, assim como fazer cumprir a tônica CIDADÃ da nova política cultural brasileira, efetuando ações afirmativas, inclusivas, reconhecendo mestres da cultura popular e povos tradicionais”, destacou a coordenadora.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) disse que a cultura sofreu um verdadeiro sucateamento nos últimos anos. “Filmes brasileiros, atividades culturais regionais, acesso a shows e à cinema, enfim, todas as áreas padeceram pela total falta de compromisso do ex-governo federal”, criticou.

Ele completou que a pandemia nocauteou nossos produtores artísticos e artistas. “As prefeituras e os estados tiveram que dar suporte e não contaram com a contrapartida da União. Um novo tempo chegou e agora, a Cultura está de volta para aquecer a economia, o turismo, valorizar o trabalho de milhares de artistas e multiplicar expressões artísticas em todo o território nacional”, ressaltou.

O parlamentar acrescentou que o programa nacional e a Lei Paulo Gustavo, que por sua vez vai disponibilizar R$52,2 milhões aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, são apenas duas do conjunto de ações do Governo federal que está por vir. Vamos reconstruir o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular