O Concurso Estadual de Oratória, promovido pela Comissão de Acadêmicos e Estagiários de Direito da OAB/MS, aconteceu na noite desta sexta-feira (04) no auditório da instituição. O evento já é tradicional no calendário anual da OAB/MS.
A mesa avaliadora foi composta pelo Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício Mansour Elias Karmouche, pelos Conselheiros Estaduais Larissa Brandão e Tiago Bunning, pelo Coordenador Adjunto das Comissões Felipe Simões, pela advogada Vitória Junqueira Cândia e pela jornalista Bruna Mendes.
A presidente da Comissão, Geovanna Costa, abriu o concurso. “É com imensa satisfação que hoje temos mais uma edição do Concurso Estadual de Oratória da CAED, e é muito bonito ver este auditório lotado de pessoas que nunca se cansam de lutar pelos direitos dos acadêmicos e estagiários”.
O Coordenador Adjunto Felipe Simões destacou: “É com grande satisfação que subo ao púlpito hoje. A oratória sofreu muitas mudanças ao longo do tempo, e hoje precisamos ser mais assertivos porque as coisas são céleres. A oratória é muito importante para a advocacia, pois falamos em nome do jurisdicionado”.
O Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício Mansour Elias Karmouche agradeceu a presença de todos os acadêmicos: “Quero dizer a vocês que me sinto muito lisonjeado pelo convite. São pessoas brilhantes que passam por este púlpito e nos deixam encantados com o dom da oratória”.
Após os discursos dos acadêmicos, a banca avaliadora fez suas considerações. A jornalista e apresentadora Bruna Mendes destacou as características de cada um: “Estou muito feliz de estar aqui, porque é muito bom falar de comunicação, ela nos aproxima. Estar aqui enfrentando uma plateia não é fácil. Parabéns a todos vocês”.
O Conselheiro Tiago Bunning mencionou: “Em 2013 estive neste púlpito e ganhei esse concurso de oratória. No ano seguinte, estive aqui ao receber minha carteira da OAB. Hoje volto aqui para assistir vocês e relembrar um sonho que um dia foi meu; isso é muito especial”.
A Conselheira Estadual Larissa Brandão disse: “É uma honra e uma alegria estar aqui. Ver vocês aqui só demonstra que vocês são diferenciados. Espero que, em um futuro próximo, estejamos aqui entregando a carteira da OAB a vocês. Vocês já são vencedores por aceitar este desafio e enfrentar este processo”.
A advogada Vitória Junqueira Cândia destacou a presença dos familiares dos acadêmicos: “Quero parabenizá-los por tirarem um tempo para prestigiar os familiares, porque temos poucas oportunidades como esta durante o período da faculdade. É muito raro acadêmicos se exporem a fazer isso; por isso, vocês são corajosos e se distinguem da grande maioria”.
Com um discurso emocionante, a acadêmica de Direito da Universidade Católica Dom Bosco, Maria Letícia Costa da Rocha, foi a vencedora. Em segundo lugar ficou o acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Gabriel Michelon Pinto Duarte, e em terceiro, o acadêmico da Unigran, Ronaldo Júnior Castro Chaves.
Também participaram os acadêmicos: Kemily Torrette de Almeida (Unigran)
Ester de Oliveira Gonçalves (Uniderp)
Franklin Vieira dos Anjos (Insted)
Cleiton Ferreira de Andrade (Anhanguera)
Ananias Arce Pereira (UEMS)
Augusto Aparecido Ribeiro Colato (Faculdade Prime)