A primeira reunião da Comissão de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, aconteceu na manhã desta terça-feira (16), para debater pautas da nova gestão e dar posse a novos membros.
Estiveram presentes, o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira, a Vice-Presidente Camila Bastos, a Secretária-Geral Adjunta Janine Delgado, a Presidente da Amamsul Mariel Cavalin dos Santos, o Desembargador do TJMS Alexandre Bastos e a Presidente da Comissão Luciana Azambuja. Também participaram, a Procuradora-Geral do Estado Fabíola Marquetti e as conselheiras estaduais Ana Medeiros e Larissa Brandão.
A Presidente da Comissão, Luciana Azambuja, agradeceu a presença das autoridades presentes e frisou as ações que a Comissão irá promover ao longo da gestão. “Fico feliz e honrada por estar presidindo essa Comissão. Gostaria de dizer que não há justiça social e Estado Democrático de Direito enquanto mulheres são mortas pelo simples fato de serem mulheres, que as mulheres possam terminar seus relacionamentos e saírem deles vivas, o que nós queremos é o simples direito de vivermos sem violência, e a OAB/MS pode atuar para isso, e esta primeira reunião é para ouvi-las, nós queremos ouvir o que os outros órgãos, outros poderes e entidades podem fazer por nós”.
O Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, destacou o trabalho que a instituição vem realizando em prol das mulheres e advogadas. “Nós temos ainda números alarmantes, mas fico esperançoso de que teremos dias melhores a partir do momento em que vejo essa mobilização de todos vocês que aqui estão e com um objetivo comum de cumprir a Constituição, que é buscar a igualdade, respeito e dignidade da pessoa humana.
A Vice-Presidente Camila Bastos, parabenizou a iniciativa da Comissão. “Quero saudar e parabenizar, nos deixar à disposição e desejar sucesso à essa combatente Comissão, que só pela primeira reunião e pelo número de pessoas que estou vendo aqui hoje eu já tenho certeza de que será um grande sucesso”.
O Desembargador do TJMS, Alexandre Bastos, relembrou das ações da Instituição em prol da cidadania. “É sempre emblemático e muito emocionante voltar nesta casa. Essa casa é sensível ao que de verdade a advocacia reclama, aqui já se defendeu e temos defensores históricos da própria cidadania, logo depois a Ordem se destacou na defesa dos Direitos Humanos, depois vieram as lutas pela legalidade no sentido mais amplo, e hoje em dia esta pauta reúne tanta gente importante numa manhã, o que não é comum”.
A Presidente da Amansul, Mariel Cavalin dos Santos, primeira mulher eleita Presidente pela Associação, reiterou os trabalhos desenvolvidos pelo pelo Poder Judiciário e se colocou à disposição. “A iniciativa desta Comissão é fantástica, a Amamsul está à disposição, agora nesta gestão tenho feito visita aos colegas e sempre tratamos desta questão”.