21.8 C
Campo Grande
terça-feira, fevereiro 3, 2026
InícioGeralCom MS Empreende Mais, Sebrae projeta novo ciclo de desenvolvimento para os...

Com MS Empreende Mais, Sebrae projeta novo ciclo de desenvolvimento para os pequenos negócios

Com os pequenos negócios representando 89% de todas as empresas ativas em Mato Grosso do Sul – mais de 337 mil empreendimentos – o fortalecimento desse segmento é um eixo importante para as políticas de desenvolvimento no Estado. Foi com esse foco que a terceira edição do MS Empreende Mais, realizada pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado, reuniu lideranças públicas, representantes do setor produtivo e instituições parceiras para apresentar resultados, alinhar estratégias e consolidar ações voltadas à construção de um ambiente de negócios cada vez mais favorável.

O encontro, ocorrido nesta segunda-feira (2), na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, destacou os resultados alcançados em 2025, as iniciativas previstas para 2026 e o avanço da parceria entre Sebrae e Governo do Estado, com ênfase no programa Cidade Empreendedora, que impacta diretamente os municípios. Durante o evento, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reforçou o papel dos pequenos negócios na economia e a importância da atuação integrada.

“O Cidade Empreendedora fortalece a governança e a gestão nos municípios e melhora o ambiente de negócios para quem empreende. Os pequenos negócios têm uma força econômica essencial para o crescimento do Estado. São empreendedores que encontram no Sebrae um parceiro estratégico, com orientação, estímulo e apoio para aproveitar as oportunidades que surgem. Esse trabalho conjunto tem ajudado a estruturar um ambiente cada vez mais favorável ao desenvolvimento”, afirmou Riedel.

Legenda:
Eduardo Riedel, governador de MS, enfatiza papel dos pequenos negócios na economia e a importância da atuação integrada.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e vice-presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, o evento simboliza a união de esforços em prol do empreendedor. “Quando poder público, setor produtivo, instituições do Sistema S, sistema financeiro, academia e entidades representativas atuam de forma alinhada, criamos condições reais para que o empreendedor prospere, gere renda, empregos e qualidade de vida. O entendimento do Governo do Estado na construção de um ambiente favorável é fundamental para que os empreendedores de Mato Grosso do Sul avancem cada vez mais”, destacou.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou a mobilização para ampliar o alcance das ações. “Temos um ambiente institucional forte, com governo e instituições atuando de forma integrada. Os recursos estão estruturados e a parceria consolidada. Em 2026, nossa meta é atender mais de 130 mil empresas. O Cidade Empreendedora traduz essa visão municipalista: é nos municípios que as pessoas vivem e empreendem. Estamos ampliando nossa presença local, com consultores e equipes levando ferramentas, orientação e melhorias no ambiente de negócios, inclusive fortalecendo o uso do poder de compra das prefeituras para gerar oportunidades aos pequenos negócios”, pontuou.

Legenda:
Eduardo Riedel, governador de MS, enfatiza papel dos pequenos negócios na economia e a importância da atuação integrada.

Representando os municípios, o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, destacou a continuidade das ações. “A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para o desenvolvimento dos municípios. A gestão pública exige visão de futuro, e o Cidade Empreendedora é um exemplo de programa que estrutura o desenvolvimento municipal e contribui para que Mato Grosso do Sul siga como um Estado próspero, resultado da união e do alinhamento entre instituições públicas e privadas”, afirmou.

Principal ação da parceria entre Sebrae e Governo do Estado, o novo ciclo do Cidade Empreendedora tem como principais entregas o Acordo Municipal de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), documento estratégico que define prioridades conforme a realidade de cada território. Em comum, os planos priorizam o fortalecimento do empreendedorismo local, capacitação profissional, modernização da gestão pública, digitalização de processos e uso estratégico do poder de compra municipal para beneficiar pequenos negócios.

Legenda:
O evento, ocorrido na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, destacou os resultados alcançados em 2025, as iniciativas previstas para 2026 e o avanço da parceria entre Sebrae e Governo do Estado.

Apoio aos pequenos negócios

As estratégias do Sebrae para 2026 reforçam a atuação territorial, a inclusão produtiva e o aumento da competitividade. Além das 36 cidades acompanhadas pelo Cidade Empreendedora, a instituição desenvolve ações transversais em bioeconomia, sustentabilidade, inovação e turismo. Para chegar ao empreendedor, a rede de atendimento conta atualmente com 84 pontos presenciais e ações como o Movimento de Rua, em Campo Grande e Dourados. Na área de mercado, mais de 170 negócios estão sendo preparados para fornecer a grandes empresas, e mais de 350 empreendimentos participarão de projetos e feiras. Estão programadas ainda 30 missões empresariais nacionais e internacionais.

Os resultados de 2025 demonstram o alcance da atuação: foram mais de 135 mil empresas distintas atendidas, mais de 2 mil ações nos 79 municípios. Para conferir mais ações do Sebrae/MS, acesse: ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento no número 0800 570 0800.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular