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sexta-feira, dezembro 5, 2025
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InícioEducaçãoCom foco na aprendizagem, Reme aplica avaliação nacional do Saeb

Com foco na aprendizagem, Reme aplica avaliação nacional do Saeb

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme) estão mobilizadas para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um dos principais instrumentos de diagnóstico da qualidade do ensino no Brasil. As provas ocorrem entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, envolvendo alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.

Aplicado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é uma avaliação nacional que serve como um verdadeiro termômetro da qualidade da educação básica nas redes públicas e privadas de todo o país. Seus resultados, somados às taxas de aprovação, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que orienta políticas e estratégias voltadas à melhoria da aprendizagem.

O processo de mobilização nas unidades escolares da Reme tem sido intenso, com envolvimento de diretores, coordenadores, professores, alunos e famílias. A avaliação é compreendida como uma oportunidade de reflexão sobre as práticas pedagógicas e de fortalecimento das estratégias que garantem a aprendizagem de todos.

Na Escola Municipal Coronel Antonino, a diretora-adjunta Eliane Castilho Modesto Faria destacou a relevância da participação dos alunos, especialmente os do 5º ano, que estão concluindo o ciclo do Ensino Fundamental I.

“A avaliação permite que as crianças sejam observadas nesse momento de transição antes de seguirem para o Fundamental II. A partir dos resultados de anos anteriores, implementamos o programa Aprender Mais, promovemos formações contínuas para os professores e intensificamos o acompanhamento pedagógico, sempre com foco nas habilidades e descritores exigidos pela prova”, explicou a diretora.

Como parte da preparação, a escola realizou uma série de simulados, incluindo o “Simula Saeb”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. A ação visa familiarizar os alunos com o formato da prova e o preenchimento do gabarito, reduzindo a ansiedade e aumentando a confiança durante a aplicação.

Outro ponto fundamental foi o envolvimento das famílias. A diretora enfatizou que a presença dos alunos é essencial para que o diagnóstico da escola reflita a realidade da aprendizagem.

“A ausência de um aluno é mais prejudicial do que ele vir e tirar uma nota baixa. O importante é participar e mostrar o que aprendeu”, afirmou Eliane, destacando o trabalho contínuo da equipe pedagógica na sensibilização dos estudantes sobre a importância do Saeb como uma avaliação de alcance nacional.

Na Escola Municipal Professora Elizabel Maria Gomes Salles, o resultado desse trabalho coletivo pôde ser visto na adesão de 100% dos alunos do período da tarde. A diretora relatou que o engajamento foi fruto de uma campanha de conscientização junto às famílias, com envio de bilhetes, mensagens e orientações sobre o papel do Saeb na melhoria da educação pública.

Além da mobilização, o uso efetivo dos dados é um aspecto central para o avanço da aprendizagem na Rede Municipal. A cada simulado, as escolas recebem da Semed uma devolutiva detalhada com o desempenho da unidade, da região e da rede como um todo.

“Esses resultados são compartilhados com os professores, que conseguem identificar as habilidades que precisam ser reforçadas. O acompanhamento é feito questão por questão e, se identificamos um ponto de dificuldade, o plano de ação é direcionado para fortalecer esse conteúdo”, explicou a diretora Aparecida Vanessa.

Entre os eixos priorizados estão a fluência leitora e a interpretação de enunciados, habilidades essenciais que, segundo a equipe pedagógica, merecem atenção redobrada, especialmente após os desafios enfrentados no período da pandemia.

No 9º ano, os alunos da E.M. Professora Elizabel Maria Gomes Salles também participaram da avaliação. A professora de Língua Portuguesa, Elizabeth Cristina Bernal, comentou sobre a expectativa e o comprometimento dos alunos.

“Eles sempre querem saber como é a prova, o número de questões, se as perguntas são difíceis. Apesar da ansiedade, já estão bastante acostumados com o formato, porque realizamos simulados e avaliações regulares ao longo do ano. Tudo isso ajuda muito no desempenho final”, destacou.

Para o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, o Saeb representa um momento estratégico de reflexão e consolidação das políticas públicas educacionais.

“A avaliação é uma ferramenta que vai muito além dos números. Ela nos permite compreender onde estamos e quais caminhos precisamos seguir para garantir o avanço da aprendizagem. A mobilização das escolas da Reme mostra o comprometimento da nossa rede com uma educação de qualidade, que forma cidadãos preparados e conscientes de seu papel na sociedade”, afirmou o secretário.

Com o trabalho articulado entre escolas, famílias e a Secretaria Municipal de Educação, Campo Grande reforça seu compromisso com a aprendizagem e o fortalecimento da rede pública, garantindo que cada aluno tenha oportunidades reais de desenvolvimento e sucesso escolar.

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