29.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioGeralCom foco em mulheres líderes, Sebrae/MS inicia Jornada Liderança Adaptativa em Campo...

Com foco em mulheres líderes, Sebrae/MS inicia Jornada Liderança Adaptativa em Campo Grande

Com o propósito de fortalecer o protagonismo feminino em cargos de gestão e ampliar competências para lidar com os desafios da liderança contemporânea, o Sebrae/MS deu início, nessa quinta-feira (17), à “Jornada Liderança Adaptativa”. O encontro foi realizado no Hotel Deville, em Campo Grande, e marcou o primeiro dos três momentos formativos previstos no piloto do projeto, que será executado ao longo de 2025 com um grupo de mulheres que ocupam posição de destaque na gestão pública e iniciativa privada, sendo responsáveis por tomadas de decisão.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o projeto é voltado ao desenvolvimento de lideranças femininas, com foco na preparação para lidar com desafios complexos, além de promover aprendizagem contínua. “Estamos vivenciando a Jornada de Liderança Adaptativa, voltada especialmente para mulheres líderes, tanto do setor público quanto do privado. Hoje temos a oportunidade de aprender com duas grandes especialistas — uma em comportamento humano e outra em negociação e comunicação. A expectativa é concluir este primeiro encontro com muito aprendizado, conhecimento e resultados que possam impactar positivamente a sociedade sul-mato-grossense”, ressaltou a diretora.

Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, destacou a importância da qualificação para a formação de mulheres líderes

Na primeira qualificação, as participantes foram provocadas a refletir sobre autoconhecimento, comunicação e propósito de liderança. O encontro trouxe uma dinâmica imersiva a partir da metodologia LEGO® Serious Play®, conduzida com foco em percepções influenciam os processos de liderança. O encontro também trouxe palestras com duas especialistas convidadas que abordaram as temáticas “Autoconhecimento e protagonismo” e “Liderança adaptativa”.

Especialista em gestão de cultura organizacional e desenvolvimento de lideranças e equipes, Denise Moraes foi uma das palestrantes que compartilhou conhecimento com o público. Na data, as participantes foram convidadas a refletirem sobre identidade, propósito e trajetória profissional. “O autoconhecimento é uma força motriz para o protagonismo. Quando você se conhece, entende melhor como funciona em todas as áreas da vida — pessoal e profissional — e isso permite a pessoa trilhar sua jornada com mais competência, usando suas habilidades de forma estratégica para alcançar seus objetivos e ter sucesso”, destacou Denise.

Atividades práticas fizeram parte do processo de formação das lideranças

No período da tarde, a especialista em diplomacia e mediação de conflitos internacionais com atuação na Organização das Nações Unidas (ONU), Carolina Larriera, falou sobre a importância de desenvolver competências flexíveis para liderar em meio à complexidade.

“Acredito que é fundamental saber distinguir a natureza dos problemas que enfrentamos. Costumo dizer que existem os problemas técnicos e, principalmente, os problemas adaptativos, que são os mais prevalentes. Nestes últimos, o que mais atrapalha são as emoções das pessoas, e muitas vezes não damos a devida importância a isso na hora de buscar soluções. As mulheres, de forma inata, têm uma capacidade maior de se conectar com os medos e desafios relacionais, e precisamos fortalecer essas habilidades para alcançar, de fato, a resolução de conflitos”, expôs Larriera.

Carolina Larriera, especialista em diplomacia e mediação de conflitos internacionais com atuação na Organização das Nações Unidas (ONU), foi uma das palestrantes convidadas para o evento.

Transformação a partir do conhecimento

Para as participantes da metodologia, a Jornada da Liderança Adaptativa é uma grande oportunidade para se desenvolverem enquanto líderes. A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, pontuou que as características trabalhadas no encontro são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional de cada participante.

“O ponto mais marcante para mim hoje foi o autoconhecimento. Quando a gente se conhece, escuta o outro, avalia nossa personalidade, entende o que já sabe e o que ainda precisa desenvolver, conseguimos construir nossas capacidades e deixar de lado a síndrome da impostora. Podemos muito mais do que imaginamos — e isso tem tudo a ver com autoconhecimento. Esse momento foi muito rico e, mesmo entre mulheres que já ocupam cargos de liderança, o aprendizado nunca para. Estar em constante movimento, em busca de conhecimento, é fundamental, e é exatamente o que estamos vivendo aqui hoje”, pontuou Mônica.

Outra liderança feminina participante do projeto é a desembargadora e coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Jaceguara Dantas da Silva. Ela destacou a importância de momentos de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e da liderança feminina como ferramenta de transformação. “Esse é um momento importante para pararmos, refletirmos sobre nosso potencial, avaliarmos nossas conexões e nossa autoconfiança. É também uma oportunidade para identificar vulnerabilidades e saber como lidar com elas, exercendo o papel que nos cabe na sociedade, que é promover a transformação por meio de uma liderança assertiva, capaz de fazer a diferença na vida das pessoas”, comentou.

Palestras com especialistas convidadas marcaram a programação do primeiro encontro de formação

Para a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, esse projeto tem o propósito de possibilitar que mulheres em funções estratégicas possam aprimorar a sua atuação. “O curso foi muito proveitoso. Somos mulheres em cargos de liderança e, mais do que isso, com consciência sobre quem somos. Falamos sobre escolhas conscientes, o poder da transformação e como nós, mulheres, podemos mudar o mundo por meio da liderança. A expectativa para o restante do curso ao longo do ano é grande, e acredito que, ao compartilhar nossas experiências e vivências, podemos realmente transformar os espaços onde atuamos”, afirmou Viviane.

Dentre as lideranças femininas que participaram do evento, também esteve presente a conselheira do Sebrae/MS Cristiane Bissoni, diretora de Operações da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (AMEMS).

Participantes compartilharam experiências e expectativas durante qualificação

A capacitação marca o ponto de partida de uma trilha de desenvolvimento que se estenderá pelos próximos meses, com mais dois encontros já programados. Como símbolo dessa jornada, foi escolhido o ipê – árvore nativa que, após um longo período de preparo, floresce em exuberância. A imagem do ipê traduz a essência do projeto: um convite à transformação pessoal e profissional que cada participante vivenciará ao longo do caminho.

Mais informações sobre iniciativas de apoio ao empreendedorismo estão disponíveis na Central de Atendimento do Sebrae/MS, pelo telefone 0800 570 0800 ou por meio do site ms.sebrae.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular