26.8 C
Campo Grande
domingo, janeiro 19, 2025
InícioEventosCom água do Rio Formoso turva, empresários de Bonito já tem prejuízo...

Com água do Rio Formoso turva, empresários de Bonito já tem prejuízo com o turismo

Os empresários do município de Bonito (MS), principal destino do ecoturismo de Mato Grosso do Sul e do Brasil, já estão temendo prejuízos com o turismo em razão da divulgação de fotos nas redes sociais mostrando as águas do Rio Formoso completamente turvas e com aspecto leitoso.

Já pensando no feriadão de Carnaval, data essa que assim como os demais feriados prolongados é cheia de turistas pela cidade, algumas pousadas temem sofrer o impacto do turvamento das águas do Rio Formoso. A agência Visite Mato Grosso do Sul revela que os passeios são os mais impactados pelo problema.

Considerado um dos períodos mais movimentados, o mês de fevereiro gera bastante retorno financeiro para pousadas, balneários e agências turísticas, mas este ano são muitos os obstáculos a serem enfrentados por eles.

A procura para hospedagem e passeios em Bonito segue movimentada para o Carnaval 2023, apesar da apreensão dos empresários da cidade. Segundo a Pousada Boyrá, a programação para o feriado está em sua normalidade, com quase todos os quartos lotados para o Carnaval.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Bonito, Ana Cristina Trevelin, alegou que, na semana passada, a cidade teve um acumulado de 200 mm de chuva em três dias e o mês de janeiro não recebia esse índice pluviométrico desde 2019, o que acabou com as águas cristalinas.

Ela informou ainda que a Prefeitura está desenvolvendo várias ações de desde 2021, em parceria com o IASB e o governo estadual, voltadas para conservação de solo e recursos hídricos – tanto na área urbana quanto rural. Infelizmente o desafio é gigantesco e os resultados vão aparecendo aos

poucos.

Ana Trevelin salientou que existem outros fatores que impactam o turvamento do Rio Formoso, resultantes das obras de construção das Rodovias do Turismo e MS-345. Por isso, a Prefeitura tem feito solicitações de ajuste de práticas com a Agesul e a Secretaria de Estado de Infraestrutura.

Na última quarta-feira (8), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou um requerimento solicitando informações ao secretário Jaime Verruck, que é o titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), sobre as medidas para coibir o desmatamento e práticas ilegais de manejo do solo em Bonito, entre outras informações requisitadas.

Já o deputado estadual Zeca do PT (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para debater o problema em uma das regiões mais simbólicas para o Estado e o país, que é o município de Bonito. O parlamentar considera que o que acontece na cidade turística é consequência da agricultura mecanizada.

Os deputados acrescentaram ainda que a taxa de contenção e a curva de nível podem diminuir o impacto da lavoura dentro de Bonito. Para o prefeito da cidade, Josmail Rodrigues, a ajuda das autoridades competentes é um alívio, pois não consegue combater esse problema sozinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular