Mapa do crime, traçado a partir de estatística da PM (Polícia Militar), mostra que a região urbana do Anhanduizinho lidera em homicídios, roubos e furtos. Os dados são do primeiro semestre deste ano e revelam que o “perigo” também mora na região mais populosa de Campo Grande.
O Anhanduizinho tem 214 mil habitantes e é formada por 14 grandes bairros: Aero Rancho, Parati, Pioneiros, Alves Pereira, Centenário, Lageado, Los Angeles, Centro-Oeste, Guanandi, Piratininga, Jacy, América, Jockey Club e Taquarussu.
De acordo com a comandante do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), a tenente-coronel Jucilene Sales Ortale, foram registrados 61 homicídios na Capital desde janeiro.
Do total, 22 aconteceram na região do Anhanduizinho. No primeiro semestre do ano passado, foram 62 assassinatos em Campo Grande, sendo 22 no Anhanduizinho. Os dados de homicídios são do setor de estatística da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).
“Por ser uma região maior, acaba centralizando o maior número de ocorrências”, afirma a comandante.
Os números do Copom, setor que centraliza as chamadas do 190, traçam o retrato de roubos e furtos em Campo Grande. Dos 4.020 acionamentos por furto neste primeiro semestres do ano, 999 foram no Anhanduizinho. Ou seja, a região responde por 25%.
Já o total de acionamentos da PM por roubo chegou a 1.092 de janeiro a julho. Sendo 327 no Anhanduizinho. A região é atendida pelo 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar).
Menos violenta
No caso do homicídio, a região urbana com menor ocorrência é o Prosa, que reúne alguns bairros com metro quadrado mais caro da cidade.
Foram, quatro assassinatos neste primeiro semestre. A região urbana do Prosa é formada por Chácara Cachoeira, Santa Fé, Autonomista, Margarida, Mata do Jacinto, Novos Estados, Estrela Dalva, Veraneio, Chácara dos Poderes e Noroeste.
No quesito roubos e furtos, o Imbirussu foi a região da cidade com menor ocorrência desses crimes relatados ao Copom. Foram 355 acionamentos por furtos e 73 por roubos. Lá estão os bairros Santo Amaro, Santo Antônio, Vila Sobrinho, Panamá, Vila Popular, Nova Campo Grande e Núcleo Industrial.
A PM divide o efetivo pela cidade de acordo com a população em cada região urbana. Campo Grande se subdivide em Segredo, Prosa, Centro, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa e Imbirussu.
“A polícia vem aumentando bastante as operações, tanto que o ano passado, nesse período, foram três armas recolhidas. Neste ano, já tivemos sete armas recolhidas por conta de operações, abordagens. A questão de fazer um policiamento preventivo, estamos colocando viaturas nas ruas”, afirma a tenente-coronel.