(Marco ASA) – Fabricando apenas o C4 Cactus no Brasil, a Citroën precisava de uma novidade para movimentar as suas concessionárias, que careciam de novidades desde o fim da produção do C3 hatch, do Aircross e do fim da importação do C4 Lounge. Mas, ao que tudo indica, essa carência vai acabar. A empresa francesa acaba de apresentar o novo C3, um carro totalmente novo, que veio na onda dos pequenos SUVs e que chegará ao mercado em 2022.
Projetado numa parceria dos escritórios da Citroën da França, da Índia e do Brasil, o novo carro tem um design simpático e robusto e, por aqui, vai concorer com Fiat Pulse (novo mini-SUV da Fiat) e com os hatchs compactos topo de linha. Segundo a nota da Citroën, “com muita força e personalidade, o Novo C3 se adapta ao terreno buscando nos SUVs a inspiração para sua altura livre do solo, seu capô elevado e a posição alta do condutor. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado. Além do conforto assinado pela Citroën e um dos melhores espaços internos do mercado, sua concepção facilita o dia a dia, com destaque para a integração dos smartphones, conectados a uma tela touch screen de 10’’.
Sobre suas características de SUV, a montadora francesa diz que “a altura livre do solo mais elevada foi projetada para evitar choques em estradas de diferentes condições de rodagem, bem como os generosos ângulos de ataque e de saída, altura em relação ao solo e o balanço dianteiro e traseiro do veículo. Detalhes estes, muito bem estudados para garantir um modelo robusto, mais valente e completamente adequado às nossas condições. Na América do Sul, as calçadas particularmente altas influenciam a definição dos para-choques e a Citroën ouviu o mercado”.
Sobre a motorização, a montadora não especificou, mas aposte no 1.6 velho de guerra adotado pelo Peugeot 208 e, num segundo momento, as versões de topo, o 1.0 turbo que vai ser lançado pela Fiat (Citroën e Peugeot, da antiga PSA, agora fazem parte da Stellantis, junto com a Fiat, Jeep, dentre outras marcas).
Também não foi divulgado o preço do novo carro, mas aposte entre a faixa de R$ 80 mil a R$ 99 mil, na faixa do novo Pulse. Uma curiosidade é que o lançamento do novo C3 foi adiado porque a Fiat está fazendo ajustes finos no carro, para deixá-lo mais refinado e confiável que o modelo indiano.
Com a “mão” da Fiat, o novo C3 pode ser um dos “queridinhos” do mercado, tendo boas vendas, pois reúne um design agradável e mecânica mais confiável, além de melhores estratégias de venda e pós-venda da Fiat. Prova disso é que, depois que entraram para a Stellantis, Peugeot e Citroën voltaram a vender bem. Boa sorte ao C3.