Acontece neste sábado (11), a última feira de adoção de cães e gatos, do ano, organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ao todo serão 40 animais, entre adultos e filhotes, a disposição de quem for até o pátio da instituição.
A feira acontecerá das 8h às 15h e terá animais de diversos tamanhos, dentre eles felinos adultos que já estarão castrados. Todos os animais que forem adotados serão microchipados, para identificação, e terão a esterilização garantida quando tiverem a idade necessária.
“O microchip serve para que, caso o animal desapareça e alguém o ache, será possível identificar o proprietário, além de já estar dentro das normativas municipais de cuidados e tutela de animais”, explica a coordenadora do centro, Juliana Resende.
De acordo com a equipe do CCZ, durante o mês de dezembro as adoções de animais reduzem significativamente, uma vez que parte da população sai de férias e deixa de lado a ideia de adotar um cão ou um gato para fazer companhia.
“Da mesma forma que a adoção diminui, os casos de abandono crescem, o que gera uma superlotação no canil e gatil do centro”, lamenta a veterinária. Para ela, esta feira é uma forma de garantir os cuidados adequados a todos estes animais, uma vez que em suas novas casas eles receberão cuidado adequado e não correrão risco de estresse por superlotação.
Para quem deseja adotar um animalzinho e não poderá comparecer à feira, pode visitar o CCZ qualquer dia durante a semana das 7h30 às 17h, que também conseguirá fazer todo o processo de adoção.