23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPrefeituraCCI Vovó Ziza chega aos 15 anos fortalecendo vínculos e promovendo o...

CCI Vovó Ziza chega aos 15 anos fortalecendo vínculos e promovendo o bem-estar dos idosos

O Centro de Convivência de Idosos Vovó Ziza completa 15 anos de implantação. Através da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), a unidade vem realizando um trabalho de valorização do idoso, com foco na humanização do atendimento e proporcionando bem-estar através de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF).

Hoje, o Centro de Convivência de Idosos Vovó Ziza  conta com  702 usuários cadastrados, com idade a partir de 60 anos, e 32 servidores, que trabalham com o objetivo de garantir o engajamento dos idosos na sociedade por meio de atividades socioeducativas. Para marcar a data, a equipe da unidade realizou um torneio esportivo durante a semana, que culminou com um baile nesta sexta-feira (2), animado pelo grupo Rancho Grande e que contou com a presença de pelo menos 900 pessoas.

A prefeita Adriane Lopes falou da alegria de compartilhar o momento com os idosos, depois de tanto tempo sem festa. “Estou muito feliz porque passamos por uma pandemia e estamos aqui cheios de energia para celebrar os 15 anos do Vovó Ziza. Parabéns a toda equipe que apoia esse projeto que traz mudança de vida para tantas pessoas. É um trabalho de fortalecimento de vínculos exemplar”, disse a prefeita Adriane Lopes.

A coordenadora do Centro de Convivência, Lúcia Alencar, atua como profissional na unidade desde a fundação em 2007. Há cinco anos na função, ela pontuou a importância de realizar projetos e ações que valorizam e respeitam os idosos que tanto contribuíram pela sociedade. “Nesses 15 anos já vivenciamos muitas experiências de superação. Muitos chegam solitários e depressivos, aos poucos vão adquirindo autonomia e confiança, eles se sentem em ambiente familiar, é a segunda casa deles. Ofertamos alegria e qualidade de vida e isso é magnifico”, ressaltou.

Exemplo disso é o professor universitário aposentado, Mário Amaral, de 87 anos, que está frequentando o CCI há pouco mais de vinte dias. Viúvo há 15 anos, ele afirmou que está muito feliz em poder fazer novas amizades, conhecer histórias parecidas com as dele e se sentir útil. “Eu me arrependo de não ter vindo antes, os meus filhos insistiram para que eu frequentasse o Vovó Ziza, hoje eu estou me sentindo muito bem, estou maravilhado”, disse.

Um fato curioso é que Mário foi professor universitário de três profissionais da unidade, inclusive da coordenadora Lúcia, e disse ser gratificante colher todos os frutos plantados no passado. “Um dia eles aprenderam comigo, hoje eu aprendo com eles”, finalizou.

Para o aposentado Paracelso Lorentz, de 79 anos, fazer parte do CCI se tornou rotina. Ao lado da esposa, a dona de casa, Hélida Lorentz, de 67 anos, ambos são usuários assíduos do SCFV e não perdem uma atividade.

Frequentadores do CCI há sete anos, o casal afirma que isso contribui para que eles tenham uma vida saudável, ativa e divertida. “Aqui nós já temos uma história, somos muito gratos de fazer parte do Vovó Ziza, desde o início fomos bem acolhidos. Além das atividades do SCFV, nós conseguimos melhorar a nossa autoestima e manter a mente sã”, pontuou Hélida.

Outro personagem que conseguiu se ressignificar foi o aposentado Juarez Ferreira, 69 anos. Frequentador da unidade desde 2016, ele diz que conseguiu vencer a ansiedade através do SCFV e da interação social. “Eu venho todos os dias e participo de todas as atividades. Senti muita falta na época da pandemia, foi um período difícil, mas graças a Deus nós vencemos”, ressaltou.

Atividades e torneios

O SCFV da unidade atende 741 idosos e oferece mais de 21 atividades entre elas hidroginástica, pilates, ginástica, alongamento, dança recreativa, natação, academia, coral, dança, malha, sinuca, bocha, voleibol, oficina de inglês, oficina do saber e oficina da memória fixas, além de passeios.

Para comemorar a semana do aniversário de 15 anos do CCI Vovó Ziza de uma forma descontraída, além do tradicional baile que acontece todas as sextas-feiras, a equipe da unidade organizou torneios esportivos em diversas modalidades como voleibol adaptado para idosos, bocha, sinuca, truco e malha. Tudo pensando em melhorar a aptidão física, estimulando a qualidade de vida e relações sociais através da interação.

A aposentada Eliude de Andrade, 75 anos, frequenta o CCI há 11 anos e afirma que sempre praticou esportes. Nas competições do aniversário participou de todas as modalidades e foi premiada em quatro delas, sendo 1º lugar na sinuca, 2º lugar na malha, 3º lugar no bocha e 2º lugar no vôlei.

Entusiasmada, ela fala da importância de esportes para essa fase da vida. “Estou muito feliz, primeiro em fazer parte desses 15 anos do CCI e segundo, por poder ter uma vida saudável e ativa mesmo estando na terceira idade, é uma grande oportunidade, uma benção”, afirmou.

Para Márcia Fernandes, aposentada, 73 anos, que frequenta a unidade desde os 60, os torneios têm uma função que vai além do esporte, proporcionando benefícios para a mente e reduzindo níveis de stress e ansiedade. “Os torneios foram muito divertidos, o esporte nos mostrou a possibilidade de envelhecer bem e com saúde”, afirmou a aposentada que é praticante do vôlei adaptado, onde seu time conquistou o primeiro lugar na modalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular