Muita gente já começa a se preparar para o Carnaval em Campo Grande, seja para curtir os desfiles ou até mesmo as festas que acontecem na cidade. Porém, outra parcela da população, agraciada com dias de folga, também vai viajar. Na hora de pegar a estrada, a segurança com o veículo importa e fez com que as oficinas, bem como as concessionárias, ficassem lotadas. Na Capital, teve empresário que registrou aumento de 20% na procura por revisão de carros na semana de Carnaval.
Denislei Bavaresco, dono da Eco Mecânica Bavaresco, que está em funcionamento desde 1998, ficou surpreso com o aumento da demanda nas últimas semanas. Ele explica ao Jornal Midiamax que a movimentação proveniente das viagens de Carnaval está ótima.
“A gente achou que fevereiro seria um pouco fraco, mas para nós está sendo excelente, tanto janeiro quanto fevereiro”, diz.
Segundo ele, a procura por revisão de carro aumentou em 20% na sua empresa. “O pessoal aparentemente está preferindo viajar de carro do que de avião, e muita gente está viajando aqui no Estado”.
Como muitos condutores pretendiam pegar a estrada entre sexta e sábado, Denislei estava com prazo apertado para entregar mais de 20 carros só neste período. A lotação na oficina era tão grande que, durante nossa visita ao local, muitos veículos precisaram ficar estacionados do lado de fora porque a parte interna já estava com sua capacidade máxima.
“Pessoal procura revisão completa, com troca de óleo, pneus, alinhamento, balanceamento, correia dentada e, principalmente, pastilha de freio por uma questão de segurança”, explica o empresário.
Volta do Carnaval ajuda pequenas empresas
Já o Daniel Evangelista da Costa é dono de uma pequena oficina denominada DHD Centro Automotivo, no bairro Vila Sobrinho. O espaço começou a funcionar logo no início da pandemia. Por esta razão, o ano de 2023 é a maior chance de rendimento durante o Carnaval para o empresário.
Com a retomada da programação, ele se sente contente com o aumento na procura por revisões. “Tivemos bastante revisão, agora mesmo estou trabalhando com muitos carros de gente que vai pegar a estrada. Outras pessoas também procuraram para dar continuidade no ano de 2023 com o carro já revisado”.
Ele afirma que, só na última semana, esteve com uma média de atendimento de 10 a 15 carros. Além disso, por trabalhar sozinho, afirma que não consegue pegar muita demanda.
“Esse ano de Carnaval está sendo bom pra mim porque nos anos anteriores não teve como trabalhar, comecei bem no início da pandemia e foi bem difícil. Mas agora que estou colhendo o que plantei”, comemora.
Agendas completamente lotadas
Além das oficinas, motoristas também podem recorrer às revisões nas próprias concessionárias, especialmente quem estiver ainda com a garantia. Quem ainda não marcou a sua, pode se deparar com um pequeno empecilho: agendas completamente lotadas. O Jornal Midiamax conversou com o Rhude Hermes Souza, gerente de vendas de carros novos da Fiat Enzo da Avenida Costa e Silva.
Ele explica que muita gente procurou a revisão de última hora na última semana por dois motivos: viagens de Carnaval e vencimento do prazo de garantia. Como o funcionamento é por regime de atendimento, equipes da sede da Costa e Silva e da Joaquim Murtinho fizeram o possível para encaixar novos clientes que pretendiam viajar neste período.
“Teve aumento de procura porque muita gente estava com revisão vencendo e está querendo de última hora, mas todo o nosso atendimento aqui é agendado. Muitas vezes a gente consegue fazer encaixe, mas não é sempre”. O gerente ainda explica que as revisões na garantia são feitas a cada 10 mil ou 20 mil quilômetros, dependendo do veículo e ano.
Além disso, uma média de 70 carros foram revisados na última semana. A concessionária precisou até estender o limite de atendimento para conseguir lidar com a grande demanda.
“Esse desespero fez com que os clientes quisessem vir até a concessionária fazer a revisão antes da viagem de última hora. E fazer a revisão é importante para estar com o carro sempre em dia e com a certeza de que o motorista vai utilizar o veículo com segurança”, explica Rhude.
Enquanto uns viajam, outros economizam
Enquanto algumas empresas tiveram grande procura, outras tiveram que lidar com a falta de clientes. Rodrigo Vilar, gerente de mecânica localizada na Avenida Júlio de Castilho, disse que a empresa se preparou para a grande demanda, mas que ainda não sentiu a grande movimentação. Assim, o gerente acredita que as pessoas estão economizando mais com viagens neste momento.
“Ontem atendemos três carros e era uma média de 8 carros por dia. Pessoal tá economizando mais com viagem e início de janeiro também é complicado. Mas nos preparamos, estamos com o estoque de pneu, só esperando o pessoal chegar”, diz ele, esperançoso. A oficina funciona há cerca de dois anos no espaço e a maior procura, nas revisões, é pela troca de óleo, pneu, suspensão e freio.
Mudanças na revisão de carros
Ainda sobre as revisões de carros, Rhude Hermes Souza comenta que houve uma mudança comportamental de seis anos para cá, tendo em vista que pessoas estão buscando mais revisões atualmente. “Isso acontece por causa de uma mudança de mercado, as pessoas buscam cada vez mais carros tecnológicos, são clientes mais atentos com o mercado de fora e exigente com o que tem no Brasil. Então, buscam as revisões para sempre ficarem em dia com o carro”, concluiu.
Com informações do Midiamax