21.8 C
Campo Grande
sábado, novembro 23, 2024
InícioGovernoCarlos Alberto de Assis traz debate sobre regulamentação de comitês de resolução...

Carlos Alberto de Assis traz debate sobre regulamentação de comitês de resolução de disputas em contratos

A inovação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) com a discussão sobre arbitragem e mediação insere a autarquia no importante debate nacional que vem ocorrendo em torno dos chamados Dispute Boards – os Comitês de Resolução de Disputas.

Tramita no Congresso Nacional Projetos de Lei sobre regulamentação dessa atividade, que tende a crescer com o avanço de concessões e parcerias público-privadas. Em Mato Grosso do Sul, onde a atração de investimentos vem sendo fortalecida e a regulação ganha papel cada vez mais relevante, o Seminário Arbitragem e Mediação na Administração Pública proporcionou o entendimento do tema aos cerca de 200 participantes, com debate envolvendo renomados especialistas.

No painel “Comitê de Resolução de Disputas: Desafios de Sua Regulamentação”, o professor doutor Gustavo Justino de Oliveira, que é árbitro, mediador e consultor, uniu teoria e prática para demonstrar a importância desse mecanismo ainda novo e que tende a ser cada vez mais utilizado.

“É uma nova cultura, que precisa ser encampada para que haja sucesso nesses tantos contratos que estão sendo firmados já sob a égide do Governo do Estado”, opinou o especialista ao comentar a realidade de Mato Grosso do Sul. “Conflitos são inerentes às relações humanas, e não é mais possível ter como única via disponível e destinatária dos conflitos o Poder Judiciário”.

Dispute Board ainda tem sido mais utilizada em contratos de obras de infraestrutura. A tendência, no entanto, é expandir para concessões de serviços, como muitos que a AGEMS fiscaliza e virá a fiscalizar, a partir de projetos de expansão de desenvolvimento como os de rodovias, ferrovias, resíduos sólidos, novos contratos de transporte e de setores de gás e energia, que passam por inovação.

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, acompanhou atentamente o painel, coordenado por Carlos Henrique Volpe Camargo, curador do Projeto Pauta 3, organizadora do Seminário com a AGEMS, e com as participações dos mediadores professor Nilton Cesar Antunes da Costa e o procurador estadual Carlos Fabrízio Braga, do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular