A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) concluiu com sucesso o ciclo de seminários de 2023, reunindo especialistas e gestores públicos para discutir estratégias e projetos cruciais para o desenvolvimento da infraestrutura no estado.
O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (1), teve seu encerramento marcado por intensos debates sobre projetos de infraestrutura que visam impulsionar setores-chave, incluindo transporte, energia e saneamento. Com a participação ativa de especialistas renomados e gestores públicos engajados, a AGEMS consolidou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências valiosas.
De São Paulo, especialistas em contratos de infraestrutura trouxeram pontos pertinentes no âmbito da regulação. O doutor Kleber Zanchim, o professor-doutor Thiago Marrara e o professor José Maurício abrilhantaram o debate de dois painéis sobre a mediação do Procurador Flávio Cabral e a secretária especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni.
A diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro, comemorou o encerramento de um grande projeto que nasceu da necessidade de explorar de forma pedagógica a regulação dos serviços públicos.
“Percorremos um grande caminho de aprendizado e consolidação de parcerias importantíssimas no âmbito da regulação. Neste ano aprendemos com os melhores e aplicamos todo esse conhecimento na execução dos nossos serviços regulados aqui no Mato Grosso do Sul afim de melhorar a qualidade de vida da população que recebe desse serviço”, enfatiza Rejane.
Novo ambiente regulatório
Ao longo do ciclo de seminários, a AGEMS desempenhou um papel fundamental na promoção da discussão sobre questões essenciais relacionadas ao desenvolvimento sustentável do Mato Grosso do Sul. A agência, responsável pela regulação e fiscalização dos serviços públicos no estado, demonstrou seu compromisso em alinhar as políticas públicas às demandas da população, bem como às necessidades de crescimento econômico e social da região.
“Nosso comprometimento ao longo desses dois anos e meio de gestão à frente da AGEMS se reflete em diversos cases de sucesso. Durante esse período, alcançamos várias entregas significativas. Estamos sempre em busca de aprendizado, conhecimento e da troca de experiências, acreditando que isso resultará no avanço e na qualidade dos serviços públicos para Mato Grosso do Sul”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Projetos de Infraestrutura
O tema central do seminário, voltado para projetos de infraestrutura, reflete a importância estratégica desses setores para o progresso do estado. A iniciativa não apenas proporcionou uma visão abrangente das iniciativas em andamento, mas também incentivou discussões construtivas sobre futuros projetos e investimentos.
A regulação nos projetos de infraestrutura nos estados brasileiros desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na garantia da eficiência dos serviços públicos. A complexidade desses empreendimentos, que muitas vezes envolvem parcerias público-privadas, demanda uma estrutura regulatória robusta para assegurar a transparência, a equidade e a qualidade na prestação de serviços à população.