28.8 C
Campo Grande
domingo, novembro 24, 2024
InícioGovernoCarlos Alberto de Assis apresenta modernização do transporte de passageiros a agências...

Carlos Alberto de Assis apresenta modernização do transporte de passageiros a agências de todo o País

O projeto que está reestruturando o Sistema de Transporte Rodoviário de Passageiros de Mato Grosso do Sul depois de mais de quatro décadas começa a ser conhecido e reconhecido em outros estados. A experiência da Agência Estadual de Regulação (Agems) participando da elaboração do novo Marco Legal e construindo as novas ferramentas de informação e monitoramento foi apresentada a técnicos e dirigentes reguladores de todo o Brasil hoje (29) durante reunião da Câmara Técnica de Transporte e Logística da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar).

“Estamos há quase dois anos debruçados sobre construção de um modelo que pudéssemos apresentar a Mato Grosso do Sul. Nosso mercado tem muitas características próprias, com grandes distâncias, baixa densidade e precisava de uma grande modernização para as operações”, contou o diretor de Transportes, Matias Gonsales.

Inteligência e integração

Os avanços que chegam com o novo Marco Legal (Lei 5.976/2022) incluem o Centro de Integração Tecnológica e Inteligência – CITI, ferramentas B.I (Business Intelligence), adoção da Autorização como instrumento de delegação em vez de concessões de longo prazo e um rigoroso monitoramento de adequação dos prestadores.

“A Autorização, alinhada com aos índices que vamos implantar para avaliação anual trazem agilidade e até a facilidade de substituição de um prestador, se não atender a contento ao usuário”, detalhou a coordenadora da Câmara Técnica de Transportes, Caroline Tomanquevez.

No debate mediado pelo secretário-executivo da CTTRANS/Abar, Júlio Cezar Costa Ramos, os participantes das demais agências também conheceram como o projeto lida com os serviços de fretamento e seus impactos nas linhas regulares.

A cooperação com a Fundação de Turismo de MS e prefeitura de Bonito, principal destino turístico do estado; a definição de regras claras e limites para táxis e aplicativo; e o Programa de Compartilhamento de Compra de Bilhete são algumas das novidades que também compõem as ações integradas de modernização do Sistema TRIP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular