24.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioEventosCAMPO GRANDE SEDIARÁ PRÓXIMO ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE PLANEJAMENTO

CAMPO GRANDE SEDIARÁ PRÓXIMO ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE PLANEJAMENTO

A Prefeitura de Campo Grande participou neste mês de novembro do III Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento. O Município foi representado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb). O evento aconteceu entre os dias 17 e 19 e reuniu 14 institutos e instituições, que se uniram na criação da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), a primeira do tipo no Brasil. Na ocasião, Campo Grande foi selecionada para sediar o próximo Encontro, que acontecerá em 2023.

“É muito bom poder levar o nosso trabalho para outras cidades, mostrar que Campo Grande é uma cidade que se preocupa com o desenvolvimento sustentável, com o planejamento urbano integrado e com o futuro desta e das próximas gerações”, explicou a diretora-adjunta da Planurb, Vera Cristina Galvão Bacchi.

Durante o III Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, os membros do InRede consolidaram os termos de uma carta aberta, considerada documento estratégico com diretrizes e recomendações aos governos para que estimulem a criação e perpetuação de institutos de planejamento nas cidades.

Sobre a InRede

A carta aberta defende que a criação da InRede foi um chamado democrático para fortalecer coletivamente a cultura do planejamento nos municípios brasileiros e os institutos de planejamento existentes, assim como promover a criação de novos institutos. Ela explicita a missão da entidade, que é ser uma rede inovadora e inclusiva, comprometida com o desenvolvimento urbano integrado e sustentável das cidades e o fortalecimento de seus membros.

A carta acrescenta ainda que o desenho das cidades do século XXI precisa ser inclusivo, resiliente, sustentável e colocar as pessoas como prioridade. E diz que os institutos de planejamento têm sido fundamentais para a continuidade da gestão pública e para garantir a integração dos diversos setores e secretarias das administrações municipais.

Contribuíram para a instituição da InRede a Agência de Cooperação Técnica Alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o ONU-Habitat.

Além de Campo Grande, representada pela Planurb,  participam da InRede o  Instituto Pereira Passos (IPP) do Rio de Janeiro, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), de Recife, o Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID), de São Luís, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), de Cuiabá, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM).

E, Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (IDEPPLAN), de Apucarana/PR, o Instituto de Desenvolvimento Urbano de Canaã dos Carajás (IDURB), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (IPPUR), e o Instituto de Pesquisa, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Redenção (IPPUR), além do engajamento de secretarias municipais de Niterói, São Gonçalo, Sobral, Caruaru, Naviraí, Juiz de Fora, São Paulo e o governo estadual de Alagoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular