23.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCâmara MunicipalCâmara Municipal marca presença no lançamento de documentário da CNN sobre a...

Câmara Municipal marca presença no lançamento de documentário da CNN sobre a Rota Bioceânica

Representando a principal cidade situada em todo o roteiro da Rota Bioceânica, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, participou nesta segunda-feira (8) do lançamento da série de documentários “Rota Bioceânica: Brasil rumo ao Pacífico”, apresentado pelo analista político Caio Junqueira, durante o evento CNN Talks Potência Verde, em São Paulo (SP). O encontro teve como foco debates sobre a bioenergia e a agricultura.

“Dá orgulho para o sul-mato-grossense ver o nosso Estado como destaque no cenário nacional. Quando se fala em sustentabilidade, Mato Grosso do Sul tem zerado o carbono, com a meta até 2032 de ser o primeiro Estado Carbono Neutro. Essas são práticas que o Estado precisa adotar e que não são fáceis, mas têm alcançado êxito. A carne com selo de Carbono Neutro para ser vendida no exterior traz competitividade ao produto e mostra ao mundo que somos capazes de expandir nossa produção agrícola, pecuária e de turismo com mais sustentabilidade”, afirmou Papy.

Também participaram do evento os secretários Jaime Verruck (Semadesc), Rodrigo Perez (Segov), Frederico Fukagawa (Secom), e o diretor de relações internacionais da Fiems, Aurélio Rocha.

Com início em Mato Grosso do Sul, a Rota Bioceânica é um corredor rodoviário internacional de mais de 2,4 mil km que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico. O empreendimento promete desenvolvimento, integração comercial e viabilidade de novos negócios, além de melhorar a logística e o custo final de mercadorias entre os países do Mercosul e os mercados asiáticos, via portos do norte do Chile. A expectativa é de redução de até 30% nos custos logísticos e de 15 dias no tempo de transporte em relação à rota marítima tradicional pelo Oceano Atlântico, via Porto de Santos.

“A rota começa no estado que mais cresce no país”, pontuou Junqueira.

Na série, Junqueira mostra como a rota pode dinamizar as economias dos países que fazem parte do traçado. A viagem da equipe da CNN começou em Campo Grande e terminou nos portos do norte do Chile. No percurso, foram retratados os impactos da obra em regiões isoladas do ponto de vista econômico, que vivem a expectativa de transformação a partir do novo corredor bioceânico.

O documentário também explora a diversidade das paisagens que separam o Brasil do Pacífico, como o Pantanal, a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, mostrando que, além da integração comercial, a Rota Bioceânica abrirá novas possibilidades turísticas. Junqueira e a equipe da CNN percorreram mais de três mil quilômetros da estrada que integrará quatro países da América do Sul – Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

“A Rota Bioceânica é a coroa desse trabalho que o Estado vem desenvolvendo, dando ainda mais suporte às exportações brasileiras via Pacífico. A produção da CNN será exibida em rede nacional, o que fortalece ainda mais o projeto, já que Campo Grande é a Capital da Rota Bioceânica. Há imagens da cidade, fala sobre seu potencial, mostra o Chaco Paraguaio, o Norte da Argentina e segue até o deserto do Chile. É um trabalho muito bonito. Vimos o trailer e a fotografia do documentário está incrível. O Jaime deu uma aula sobre o Mato Grosso do Sul, o bioma Pantanal e o compromisso do Estado com a sustentabilidade, sendo exemplo para o restante do País”, completou Papy.

A série documental sobre a Rota Bioceânica, composta por cinco reportagens especiais, será exibida de 15 a 19 de setembro. No sábado, dia 20, a CNN exibirá um documentário reunindo os melhores momentos da série. Todo o conteúdo também estará disponível nos canais oficiais da CNN Brasil no YouTube.

Câmara em Ação

Com a responsabilidade de ser a única Capital da Rota Bioceânica, a Câmara de Campo Grande tem promovido audiências públicas com a participação da população e de segmentos da sociedade para debater a grandiosidade do empreendimento e como a cidade deve se preparar para atender às novas demandas após o início das atividades. No início deste ano, já sob a gestão do presidente Papy, os vereadores se reuniram com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para discutir projetos relacionados à Rota, com foco no desenvolvimento econômico e social da Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular