24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCulturaCafé da diversidade marca o lançamento da Campanha Novembro Negro

Café da diversidade marca o lançamento da Campanha Novembro Negro

A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, lançou oficialmente nesta terça-feira (09) a campanha “Novembro Negro – Mês da Consciência Negra”. A ação foi marcada pela realização do “Café da Diversidade”, envolvendo todas as Subsecretarias que compõem o quadro da Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic).

“A campanha Novembro Negro tem o objetivo de destacar as lutas históricas da População Negra e evidenciar a importância da Política Pública de Promoção da Igualdade Racial no Estado de Mato Grosso do Sul para o enfrentamento do racismo e para a ampliação e efetivação dos direitos e da cidadania em consonância com as legislações vigentes. E hoje, com essa ação, café da diversidade, queremos unir o enfrentamento a todas as formas de racismo, preconceitos e fobias”, explica a subsecretária Ana José.

Na ocasião o secretário adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, ressaltou: “Quero compartilhar a alegria desse momento, no mês da consciência negra, com todas as Subsecretarias envolvidas em uma causa tão especial, o combate a todo tipo de preconceito que vivenciamos no dia a dia, desde uma piada sem graça, de uma brincadeira que aparentemente pode ser inofensiva para quem está fazendo, mas que pode machucar. Que esse café da diversidade nos proporcione, além de um momento de reflexão, uma forma de levarmos o debate para os nossos lares, e para a toda a sociedade”, finaliza.

A campanha Novembro Negro é em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro, em homenagem à data de morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que se tornou líder do Quilombo dos Palmares/PE e simbolizou a luta do povo negro contra a escravidão. A data foi instituída pela lei federal nº 12.519/2011 e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira.

A Subsecretaria estará realizando as ações na modalidade presencial, seguindo todas as medidas de biossegurança divulgadas pelo Prosseguir em relação a Covid-19.

Acesse aqui a agenda das ações da campanha “Novembro Negro”

Para informações envie e-mail para [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9164

Jaqueline Hahn Tente/Secic (Secretaria de Cidadania e Cultura)

Fotos: Luan Saraiva/Secic

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular