quipes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Policiais Especiais da PMMS, participaram na madrugada do dia 25.03, do simulado do Plano de Defesa realizado no Estado de Alagoas.
![](https://www.pm.ms.gov.br/wp-content/webpc-passthru.php?src=https://www.pm.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/WhatsApp-Image-2022-03-28-at-11.41.09-3.jpeg&nocache=1)
No intuito de capacitar as forças policiais para uma resposta rápida e aceitável frente à ação de organizações criminosas, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), trabalhou junto às forças de segurança pública com o foco em simular na prática um ataque criminoso, como é um assalto à banco na modalidade do Novo Cangaço ou Domínio de Cidades.
![](https://www.pm.ms.gov.br/wp-content/webpc-passthru.php?src=https://www.pm.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/WhatsApp-Image-2022-03-25-at-14.00.22-6-1024x768-1-300x225.jpeg&nocache=1)
Estes treinamentos com simulações reais são uma tendência nas polícias em todo o Brasil e esse foi o primeiro a ser executado pelas forças de segurança pública em Alagoas.
O comandante do Bope da PMMS Tenente-Coronel Vinícius de Souza Almeida foi até o estado do Alagoas para compartilhar a experiência vivida no MS, mostrando que a ação é segura e importante para preparar as forças de segurança para este tipo de situação.
De acordo com o Tenente-Coronel PM Souza, o simulado contou com a participação de policiais altamente treinados, sendo importante preparar as polícias para uma resposta mais rápida e eficiente nessas situações. Além de policiais do Mato Grosso do Sul, os treinamentos contaram também com o agente da Polícia Federal Ricardo Matias, o qual possui um alto nível técnico de conhecimento, muito importante para as forças policiais envolvidas.
Estiveram envolvidos no simulado do Plano de Defesa a SSP, BOPE, o 3º Batalhão, a Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC) da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, instituições bancárias, de transporte de valores e a sociedade civil em geral.