32.8 C
Campo Grande
terça-feira, novembro 26, 2024
InícioPolíticaBeto Pereira destina recursos para melhorar radioterapia do HU de Campo Grande

Beto Pereira destina recursos para melhorar radioterapia do HU de Campo Grande

Em comemoração aos 49 anos do Hospital Universitário de Campo Grande, será celebrado um convênio entre o Estado de Mato Grosso do Sul e o HU, no valor de R$ 4,5 milhões de reais. Esses recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira e serão utilizados para melhorar o serviço de radioterapia oferecido pela instituição. O evento comemorativo acontecerá nesta segunda-feira, dia 1 de abril, às 16 horas, na UFMS.

Com o repasse de verba, por meio do convênio, o acelerador nuclear, equipamento para realização do tratamento com radioterapia, sofrerá um UPGRADE, melhorando seu desempenho. De acordo com a física especialista em radioterapia do HU, Isabela Gondim, essa modernização no sistema vai permitir que o tempo de exposição de um paciente à radioterapia seja reduzido, bem como o período de tratamento. “Hoje um paciente que precisa de 38 sessões de radioterapia passará a realizar 20 sessões. Diminui quase a metade”, disse Isabela.

A expectativa do Hospital Universitário com o UPGRADE do acelerador é aumentar em 40% o número de pacientes atendidos. Atualmente o HU atende 45 pessoas por dia, em sua maioria do interior do Estado. “Atendemos muita gente de outras cidades e diminuindo o tempo de tratamento, essas pessoas poderão voltar mais rápido para casa e continuar os cuidados em suas cidades”, ressalta a Especialista.

Para o deputado Beto Pereira, contribuir com a rede de saúde pública de Campo Grande e Mato Grosso do Sul é um compromisso do seu mandato. “Para mim é prioridade ajudar a melhorar o atendimento de saúde na nossa cidade e no nosso Estado. Eu fico muito feliz em saber que esse recurso vai ajudar no tratamento de tanta gente que precisa desse equipamento”, afirma o parlamentar.

O Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), é administrado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e fica na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Foi inaugurado em 13 de maio de 1971, com o objetivo de oferecer suporte ao curso de Medicina da então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Por falta de recursos, o Hospital foi fechado logo em seguida, sendo reaberto no dia 03 de abril de 1975.

Além do tratamento oncológico, o HU é referência estadual em doenças infectocontagiosas e procedimentos de alta complexidade no tratamento de pacientes com HIV, terapia renal, diagnose, cirurgia cardiovascular, hemodiálise e neurologia, além de gestação de alto risco, urologia, tratamentos com tomografia ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular