Depois de um ano de desafios e restrições, o turismo de Bonito já dá sinais de retomada com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Empresários do setor e agentes do poder público estão otimistas com os números do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) e preveem um segundo semestre movimentado na cidade que é referência nacional e internacional no Ecoturismo.
Só nos primeiros seis meses de 2021, o número de visitações nos atrativos turísticos de Bonito chegou a 240.999. A quantidade é 26,97% superior às visitas registradas no mesmo período do ano passado: 189.793 – quando a cidade ficou fechada para turistas por três meses.
“Com o avanço da vacinação e a chegada do segundo semestre, a expectativa é boa, principalmente em relação ao público de São Paulo e Rio de Janeiro que ficou mais ausente por conta da pandemia. Tradicionalmente, setembro tem um fluxo bem melhor. Então, os empresários estão bem mais otimistas e até investindo na cidade”, conta a coordenadora do OTEB, Janaina Mainchein.
Secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori diz que a cidade, que segue trabalhando com capacidade reduzida por causa da pandemia, já percebe o aumento da procura por reservas em hotéis e passeios. “Nosso objetivo agora é fazer com que essa retomada seja sustentável, organizada e cumprindo protocolos de biossegurança para manter os níveis de excelência”, afirma.
Para isso, o município lançou recentemente um plano estratégico de gestão e marketing para os próximos três anos com a intenção de se reorganizar para o período pós-pandemia, buscando a ampliação do mercado e a atração de grandes eventos.
Vacinação e turismo
Para o diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, o bom desempenho do Estado na condução da pandemia tem refletido positivamente no setor. “Mato Grosso do Sul é o primeiro na vacinação e isso traz mais segurança para o turista. Todos ficam mais tranquilos em ver a diminuição da ocupação de leitos e do número de infectados”, avalia.
Segundo ele, a Fundação seguirá trabalhando em dois eixos estratégicos para levar a Bonito turistas de todos os cantos de Mato Grosso do Sul e de outros estados do Brasil. “Nos próximos dias vamos lançar campanhas para o público sul-mato-grossense e também para o público nacional”, diz Bruno Wendling se referindo às estratégias segmentadas para fomento do setor.
Neste ano, o trade turístico da cidade lançou campanha que oferece descontos em passeios para sul-mato-grossenses e pessoas que residem no Estado. A estratégia deu certo, já que os moradores do Estado ficaram em quarto lugar no ranking de visitação da cidade entre janeiro e junho desse ano, perdendo apenas para os viajantes de São Paulo (1º), Rio de Janeiro (2º) e Paraná (3º).
Bruno Chaves, Subcom
Foto: Breno Teixeira/@visitbonito