26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, janeiro 8, 2026
Publicidade
Publicidade
InícioEventosArticulação de Vander viabiliza 10 novos peritos do INSS para agilizar atendimentos...

Articulação de Vander viabiliza 10 novos peritos do INSS para agilizar atendimentos em MS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Mato Grosso do Sul acaba de realizar a contratação de 10 novos médicos para execução de perícias. Serão encaminhados 2 especialistas para Aquidauana, Corumbá, Paranaíba e Sidrolândia e 1 para Coxim e Anastácio.

Os novos peritos é uma demanda antiga do gerente-executivo do INSS de Campo Grande, Raimundo Martin Pereira Ruiz, que solicitou ao deputado federal Vander Loubet (PT-MS) apoio na articulação em Brasília para viabilizar as contratações junto ao Governo Federal. A expectativa é que a fila de espera para a realização de perícias seja zerada.

“A fila para a perícia do INSS é um problema antigo em todo o nosso país. Agora, com o presidente Lula, o Governo Federal está buscando soluções para que essa dificuldade seja sanada. Em Mato Grosso do Sul, muita das vezes, a população precisa ir de um município para outro para que possa realizar a perícia, como o caso de Sidrolândia que, agora, terá atendimento na cidade”, destacou Vander.

A perícia médica do INSS é o procedimento realizado para avaliar a capacidade de trabalho do segurado que solicita benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.

Durante a perícia, o médico perito analisa documentos apresentados (atestados, exames, laudos médicos) e realiza a avaliação clínica para verificar se a condição de saúde realmente impede o exercício da atividade laboral. Esse processo é fundamental porque garante que os benefícios sejam concedidos de forma justa, apenas a quem realmente necessita, além de prevenir fraudes.

Ressarcimento dos aposentados

O número de aposentados e pensionistas ressarcidos após os descontos indevidos em seus benefícios do INSS está em 1,64 milhão. Esse número representa 98,5% das 1,66 milhão de pessoas que fizeram acordo de reparação com o Governo Federal para receber o ressarcimento.

O número foi divulgado em 8 de agosto pelo Ministério da Previdência Social. Por isso, a expectativa é que tenha ficado ainda maior, uma vez que, segundo o governo, mais de 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a aderir ao acordo.

“O governo do presidente Lula tem demonstrado compromisso com os aposentados e pensionistas do Brasil. O ressarcimento de valores cobrados indevidamente em gestões passadas não é apenas um ato administrativo, mas sim um gesto de respeito com quem trabalhou a vida inteira e tem direito a viver a aposentadoria com o mínimo de dignidade”, concluiu o deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular