Nós, cidadãos de Campo Grande/MS, abaixo assinados, vimos por meio deste, solicitar apoio ao TOMBAMENTO do complexo de parques, composto pelos Parques dos Poderes, Estadual do Prosa e das Nações Indígenas, para impedir o desmatamento com a consequente perda deste patrimônio ambiental, paisagístico, cultural e histórico, que pertence a todos nós e que é vital para a mitigação dos efeitos climáticos em nossa cidade . Os três parques abrigam mais de 230 espécies de aves, representando um dos últimos remanescentes de Cerrado e Mata Atlântica na região, com alta biodiversidade, significativa abundância de espécies endêmicas na flora e na fauna.
Para além do conforto ambiental e da preservação de parte do bioma do cerrado, o referido complexo tem que ser preservado para que os moradores de Campo Grande estejam a salvo dos riscos e prejuízos eventualmente causados pelos alagamentos e enchentes ocasionados pela água da chuva. O complexo formado pelos parques se situa na parte alta da cidade e a manutenção de suas áreas permeáveis, com mata nativa, para retenção de águas pluviais é imprescindível para evitar o agravamento dos transtornos causados por alagamentos e enchentes. Diversos impactos irreversíveis poderão ser causados com o desmatamento nas áreas de influência do complexo: a) impactos da drenagem; b) impactos à fauna e à flora; e c) impactos sociais.
Ciente de que se trata de uma área de extrema importância para a cidade, a Vereadora Luiza Ribeiro apresentou, novamente, um Projeto de Lei que visa o Tombamento dos três parques (Parques Estadual do Prosa, dos Poderes e das Nações Indígenas), buscando garantir, assim, a sua preservação para esta e para as próximas gerações . O tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público, de forma legal ou administrativa, que tem como objetivo a preservação de bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos e/ou descaracterizados ao longo do tempo.
Diante do risco de perdermos uma das últimas áreas de remanescente vegetação nativa em área urbana e por acreditar que o TOMBAMENTO dos Parques dos Poderes, Estadual do Prosa e das Nações Indígenas representa uma ação efetiva para a preservação na medida que impede legalmente a sua destruição ou descaracterização, pedimos que apoie a aprovação do PL n. …. /2024 e nos ajude a salvar esses importantes bens ambientais, paisagísticos, culturais e históricos de nossa cidade.
Segue abaixo o texto base do Projeto de Lei protocolado na Câmara Municipal de Campo Grande no dia 03 de junho de 2024:
LINK: https://drive.google.com/file/d/1VwqxTQYP71yLzHG5PzTMtVgzhYmg3nxM/view?usp=drive_link
Segue abaixo link para assinatura.
Postado 4 junho 2024