Com o objetivo de conhecer os ambientes do Poder Judiciário estadual, realizar atendimentos e despachos em ambientes diversos, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, instalou na manhã desta segunda-feira, dia 24 de abril, a primeira edição do Gabinete de Integração da Administração do TJMS na comarca de Coxim.
Em seu discurso, o presidente do TJ ressaltou que o Gabinete de Integração é um instrumento fim da administração do biênio 2023/2024 com a intenção de levar soluções aos problemas das comarcas. “A satisfação é muito grande em estar presente aqui junto dos juízes, dos servidores, dos advogados, enfim, dos operadores do Direito como um todo, além dos jurisdicionados, daqueles que precisam da nossa atenção. Nessa visita diversas ações são concretizadas para aprimorar os serviços prestados à população. O Judiciário não está parado, está agindo e se fazendo presente entre aqueles que precisam do nosso trabalho”.
No evento, a juíza diretora do foro da comarca de Coxim, Larissa Luiz Ribeiro, destacou a importância da presença da administração do Tribunal de Justiça nas comarcas do interior de MS. “Dessa forma, o Presidente humaniza o Poder Judiciário, para que toda a população coxinense tenha conhecimento acerca da atividade jurisdicional exercida na Comarca, esta que é prestada por mim, em conjunto com os colegas Dra. Tatiana Said e Dr. Bruno Palhano – colegas a quem tenho profunda admiração. Como atual Diretora do Foro, me comprometo a exercer uma gestão humana, igualitária e eficiente”.
Na pauta do presidente do Tribunal de Justiça na comarca foram entregues oito novos computadores, trazendo mais eficiência e agilidade na operação dos processos no sistema SAJ e todos os sistemas operacionais para a prestação jurisdicional. Durante as atividades do Gabinete de Integração, o Des. Sérgio Fernandes Martins assinou ordens de providências e de compras para melhorias na infraestrutura e no sistema de segurança do prédio.
Na agenda ainda esteve a entrega do sistema de captação e abastecimento de energia fotovoltaica de Coxim, que proporcionará economia de mais de R$ 55 mil por ano aos cofres do Poder Judiciário, por meio da geração de energia elétrica sustentável a partir da captação da luz e calor do sol.
Dentre as ações do Gabinete de Integração foi realizado o lançamento do “Programa Valoriza”, que coloca em prática eixos de trabalho da administração do Des. Sérgio Fernandes Martins: com a valorização dos magistrados e servidores e as políticas de valorização das pessoas, do ambiente de trabalho, dos equipamentos e do conhecimento, que no final se reverte em benefício do cidadão com um atendimento mais célere, trazendo plena satisfação a jurisdicionados e advogados.
Dentro do programa Valoriza na comarca teve início o Programa de Atualização do Inventário de Bens Móveis, com o objetivo de conhecer a qualidade dos equipamentos, a utilização, a depreciação e principalmente se está adequado como instrumento de apoio ao trabalho de servidores e magistrados. Serão feitos estudos de melhoria dos serviços de apoio existentes da comarca, com levantamento dos serviços existentes, desde a copa, passando pela segurança, até o apoio às audiências.
Além do presidente do TJ, participaram do evento o Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, a presidente da Associação dos Magistrados de MS, juíza Mariel Cavalin dos Santos, o juiz auxiliar da Presidência do TJMS, Mário José Esbalqueiro Jr., a juíza Tatiana Dias de Oliveira Said, titular da 2ª Vara Cível de Coxim, o juiz Rafael Gustavo Mateucci Cassia, da comarca de Rio Verde de MT, o prefeito de Coxim, Edilson Magro, o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, e autoridades locais.
Saiba mais
A comarca de Coxim foi criada pela Lei nº 630, de julho de 1913, e elevada à segunda entrância pela Lei nº 377, de julho de 1983. A 2ª Vara foi instalada no dia 11 de fevereiro de 1984 e a Vara Criminal no dia 31 de agosto de 2012. Além do município de Coxim, compreende a comarca de Alcinópolis, que permanece vinculada até sua efetiva instalação.
Atualmente é composta por duas Varas Cíveis e uma Vara Criminal, titularizadas pelos juízes Bruno Palhano Gonçalves, Tatiana Dias de Oliveira Said e Larissa Luiz Ribeiro.
Dados do dia 14 de abril apontam que estão em andamento 9.089 processos nas três varas da comarca de Coxim. No ano de 2022 foram distribuídos 5.548 processos e julgados 4.421 feitos.