23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, fevereiro 7, 2025
InícioJustiçaAcordo do TJMS amplia parceiros e prevê instalação de novos Pontos de...

Acordo do TJMS amplia parceiros e prevê instalação de novos Pontos de Inclusão Digital

No final da manhã desta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de MS e instituições parceiras (TRE, TRT 24ª Região e Defensoria Pública Estadual) firmaram acordo de cooperação técnica para criação de novos Pontos de Inclusão Digital (PID) que atendem localidades onde não existem prédios do fórum. O acordo prevê a instalação de 21 novos PIDs e amplia os serviços dos 10 pontos que estão em funcionamento hoje. A meta da atual administração do TJMS é a instalação de todos os PIDs até o final da gestão.

O presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, destacou que, embora esta parceria gere reflexos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o mais importante é o atendimento à população. “O que estamos realizando aqui é um trabalho digno e honrado. Esperamos que o TJMS continue nessa toada”.

Com o ingresso de dois novos parceiros na ação: o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e a Defensoria Pública, o presidente do TJ destacou que a proximidade com os dois órgãos demonstra que há “consonância nos propósitos”.

“Essa iniciativa de avançar e melhorar a prestação jurisdicional além da capital é impactante também para a Defensoria Pública, cuja atual gestão iniciou muito próxima à nossa. É essencial para nós estarmos realmente em todos os municípios. E fico feliz também de nos unirmos ao TRE e TRT para entregarmos um serviço de qualidade”, finalizou o Des. Sérgio Fernandes Martins.

A assinatura do acordo de cooperação foi oficializada no gabinete da Presidência do TJMS e contou com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Des. João Marcelo Balsanelli; do Defensor Público-Geral do Estado de MS, Pedro Paulo Gasparini; do juiz coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMS, César Castilho Marques; e da juíza do trabalho do Núcleo de Cooperação Judiciária do TRT 24ª Região, Déa Marisa Brandão Cubel Yule.

O ato contou também com a presença do juiz auxiliar da Presidência do TJMS, Mário José Esbalqueiro Júnior, e da defensora pública Renata Gomes Bernardes Leal.

Saiba mais – Os Pontos de Inclusão Digital objetivam principalmente melhorar a eficiência do atendimento à população, ampliando o acesso dos cidadãos à justiça em localidades onde não há Fórum da Justiça Estadual. Trata-se de uma estrutura física e tecnológica adequada para a realização de atos processuais, como depoimento de partes, de testemunhas e de outros colaboradores da justiça por meio de videoconferência, bem como efetuar atendimentos via Balcão Virtual, plataforma pela qual são prestadas assistências remotas ao público externo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular