As Assistentes de Educação Infantil e Assistentes de Educação Inclusiva estiveram hoje (28/06) na Câmara de Vereadores, em reunião com o presidente Carlos Augusto Borges e com o vereador Coronel Villasanti, para levar ao presidente da Casa de Leis a preocupação das categorias, sobre um Projeto de Lei aprovado recentemente sobre concursos, principalmente sobre o aspecto salarial, a quantidade de horas semanais a cumprir e os requisitos para ingresso no concurso.
Para as Assistentes de Educação Infantil a nomenclatura prevista pela lei passou a ser monitora, o que também elas não concordam.
Outra discordância é com a redução dos salários, pois recentemente tiveram aumento e é um retrocesso nesta conquista.
As Assistentes de Educação Inclusiva, consideram necessário a elaboração de um plano de cargos e carreiras dentro da nova nomenclatura Assistente Inclusiva Escolar (AIE), o que não ocorreu.
O presidente Carlão entendeu as dúvidas das duas categorias representadas hoje pela Assistentes Natali Pereira de Oliveira, Adriana Araújo Guimarães e Darlene da Silva Ribeiro, e destacou que era necessária uma reunião urgente, com o Secretário da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Lucas Henrique Bitencourt, para que todos possam ter o real entendimento da situação.
Na última quarta-feira (26/06) as Assistentes de Educação Infantil e Assistentes de Educação Inclusiva se reuniram na Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) com a Secretária Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari, para esclarecer as dúvidas.
Nesta data representantes da SEMED também foram convidados, mas não compareceram, para explicar sobre carga horária, redução no valor do salário e adoção da nomenclatura de monitor no lugar de Assistentes de Educação Infantil. As dúvidas pertinentes à pasta da SEGES foram dirimidas com as explicações da Secretária Evelyse, mas as ainda faltam várias explicações.
Imediatamente os vereadores Carlão e Villasanti entraram em contato com o Secretário Lucas Bitencourt e agendaram uma reunião hoje (28/06) às 13h30 na SEMED, para atender as duas categorias Assistentes de Educação Infantil e Assistentes de Educação Inclusiva e dirimir as dúvidas.
O vereador Villasanti que acompanha as categorias há dois anos, ressaltou que: ”Sempre pautei o meu mandato pela verdade, assim como foi toda minha trajetória, para que através do diálogo pudéssemos construir políticas públicas consistentes e a valorização dos servidores. Vou continuar acompanhando de perto e me sinto muito honrado em ter o apoio desta Casa de Leis, na pessoa do nosso Presidente Carlão”, desabafou o vereador.