Autora quer despertar nos pequenos leitores a inocência lúdica na qual os brinquedos ganham vida
Do que é feito um livro infantil? Primeiramente, de muita imaginação. Não existem limites, barreiras ou o impossível nas histórias que povoam nosso imaginário. E a imaginação é a matéria-prima do livro “Vocês viram a minha mãe?”, que o selo Saberes e Letras acaba de lançar, de autoria de Georgina Martins, com ilustrações de Camilo Martins.
Esse livro é voltado para as crianças que, na hora de brincar, viajam no mundo da imaginação, mas, quando voltam para o mundo real, encontram o amor concreto de suas vidas, neste caso, a mãe. Na busca por sua mãe, a criança “conversa” com seus brinquedos e com personagens imaginários, como o lobo mau, por exemplo.
A narrativa cheia de encanto e criatividade caracteriza-se como um dialogismo com os personagens de outros clássicos infantis, ajudando a criança a conhecer ou recordar outras histórias de forma lúdica e divertida.
Livro: Vocês viram a minha mãe?
Texto: Georgina Martins
Ilustrações: Camilo Martins
Formato: 20,5 x 27,5
Número de páginas: 24
Quem é a autora? – Georgina Martins é especialista em Teoria e Crítica da Literatura Infantil e Juvenil e doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do mestrado profissional, Profletras/UFRJ, professora de Literatura Infantil e Juvenil da pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil da Faculdade de Letras/UFRJ. Escritora de livros para crianças e jovens e colunista de literatura da revista Ciência Hoje. Atua nos seguintes temas: literatura, literatura infantil, infância, oralidade e leitura, contos maravilhosos e ensino de literatura para surdos.
Quem é o ilustrador? – Camilo Martins desenha para crianças e jovens desde 2017. Ama chocolate, torta de limão e livros. Mãe escritora, pai professor e avó contadora de histórias, família que contribuiu para sua formação de leitor e de aprendiz de artista da imagem. Cresceu dividindo o espaço da casa com livros e estantes, e até nas papinhas que comia encontrava pedaços de histórias. Graduado em Gravura pela EBA/UFRJ e escolhido, como jovem ilustrador brasileiro, para participar do workshop oferecido pela Bienal Internacional de Ilustração da Bratislava.
Sobre o Saberes e Letras: Criado em 27 de julho de 2020 e lançado oficialmente no dia 15 de junho de 2021, o selo editorial Saberes e Letras tem como foco o lançamento de obras ligadas à cultura, à educação e ao entretenimento em geral, sempre buscando conteúdo de qualidade que promova o crescimento intelectual de seu público. Seu ícone é uma coruja, símbolo do conhecimento, e a marca faz parte do grupo Paulinas Editora, empresa com 90 anos de presença no Brasil e 106 anos no mundo.