Livro “A formação na vida religiosa consagrada” busca mostrar, de forma transparente, que o acolhimento e o direcionamento das vocações são uma importante ferramenta para a VRC
A vida religiosa passa por inúmeros desafios. As pessoas que resolvem viver a sua vocação de forma plena, optando pela vida consagrada, estão rareando, e as que optam (com exceções, é claro) não encaram a opção com perseverança. Pensando nisso, a Paulinas apresenta o livro “A formação na vida religiosa consagrada – Reflexões para uma pedagogia mistagógica”, escrito pelo padre Jaldemir Vitório, SJ, professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte (MG).
Além da aceitação da vocação, as novas gerações têm dificuldade de se adaptar às estruturas anacrônicas das comunidades religiosas, bem como de se inserir nas obras apostólicas e nas frentes missionárias, até por encontrar veteranos que não são tão receptivos à sua chegada. O pentecostalismo católico, com suas comunidades de homens e mulheres, também “concorrem” diretamente com a vida religiosa consagrada (VRC) tradicional.
Então, em tempos difíceis para a VRC, este livro serve como um direcionamento pedagógico das vocações. Buscando a “refundação”, proposta pelo Concílio Vaticano II, e o serviço aos pobres e marginalizados, nas várias periferias pelo mundo, o livro busca direcionar a VRC apostólica.
Assim, o livro “A formação na vida religiosa consagrada” busca orientar os formadores para que criem um espaço “gostoso” de convivência, de partilha, de solidariedade, “características de quem se deixou encantar por Deus e se inseriu em uma família espiritual”, diz o livro. No entanto, o autor propõe que as reflexões devem ser, continuamente, aprofundadas e reformuladas, considerando tratar-se de percepções referentes a seres humanos. “Deseja-se, sim, criar espaço para que os ingredientes da formação sejam discutidos com honestidade e transparência, tendo o Reino como horizonte”, diz.
Sobre o autor – Pe. JALDEMIR VITÓRIO, SJ, é professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte (MG). Há muitos anos tem colaborado de variadas maneiras na formação de religiosos, religiosas e seminaristas.
Sobre Paulinas:
Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.