Com a implantação de um canal de drenagem no Jardim Seminário, a enxurrada captada na tubulação existente na Avenida Tamandaré vai ser escoada até o Córrego Segredo, a quase 1 km dali. A intervenção vai eliminar pontos de alagamento na Tamandaré e reduzir a pressão na drenagem de uma transversal, a Rua Frutuoso Barbosa. São tubos de 1,5 metros de diâmetro que estão sendo assentados a 4 metros de profundidade num solo basalto, um tipo de rocha, que exige um esforço redobrado para abertura da valeta. São 834 metros de tubulação que atravessarão as ruas Francisco Barbato e Seminário. Na sequência passará por uma área de servidão, cortará a Avenida Heráclito Figueiredo, antes de desembocar no Córrego Segredo, onde está programada a construção de um dissipador de energia para reduzir a velocidade das águas pluviais. Quase metade da drenagem está pronta. O canal de drenagem é a última etapa do Complexo Seminário etapa A, projeto de infraestrutura que viabilizou a execução de 5 km de drenagem, 13 km de pavimentação e 6 km de recapeamento nesta região da cidade, que concentra mais de 15 mil habitantes.Está localizada na margem direita (sentido bairro) da Avenida Tamandaré, desde a confluência com a Avenida Mascarenhas de Moraes, até depois do campus da UCDB, no Jardim São Caetano. A intervenção incluiu a extensão da rede de esgoto e a abertura de um novo acesso à Universidade Católica, pela Rua Marechal Câmara.Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, esta estrutura de drenagem vai captar também a enxurrada que desce pela Rua Três Marias, onde foram implantados 1.836 metros de tubulação. “É mais um passo para eliminar pontos de alagamento em bairros no entorno, como o Bosque da Saúde e Jardim Paradiso”, explica.
Outras frentes de obras
Ao longo dos últimos 6 anos, a Prefeitura já executou mais de 100 quilômetros de drenagem, além de piscinões no Nova Lima, Santa Luzia e uma barragem na Praça das Águas. Uma das obras em andamento que impacta a rotina da cidade, exigindo interdições no trânsito, é na Avenida Calógeras, onde será implantado um corredor do transporte coletivo e uma ciclovia, entre as avenidas Afonso Pena e Salgado Filho.
Em toda a extensão da Calógeras, desde o cruzamento com a Avenida Mato Grosso, estão programados 3.043 de drenagem. Há frentes de serviço a partir do cruzamento com Avenida Fernando Correa da Costa, até a Salgado Filho. São 1.972 metros de tubulação, com ramais em 4 transversais (Severino Ramos de Queiroz, da Liberdade e Rua Hortolândia até a 14 de Julho e da Maria Correa até a Rua João Pedro de Souza).