Pedido feito ao Ministério da Saúde foi baseado em estudo da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP
Nesta terça-feira (19), a senadora Soraya Thronicke protocolou ofício ao Ministério da Saúde para incluir as pessoas com síndrome de Down entre os grupos de prioridades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
A solicitação foi feita com base no estudo da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, que defende que “indivíduos com síndrome de Down têm maior incidência de doenças infecciosas, especialmente infecções respiratórias como a pneumonia bacteriana, quando comparados com pessoas do mesmo sexo e idade que não apresentam trissomia do cromossoma 21”, segundo o parecer técnico.
Até o momento, o Plano do Ministério da Saúde não contempla os indivíduos com síndrome de Down entre os grupos prioritários, e não há previsão para vacinação dessas pessoas nas primeiras fases. Ainda, de acordo com o estudo, “a maior incidência de infecções respiratórias é uma das razões que justificam que o indivíduo com síndrome de Down segue um calendário vacinal específico que inclui especialmente vacinas para infecções por bactérias capsuladas”. Portanto, por apresentarem tantos fatores de risco para a evolução mais grave da doença, o grupo deve ser incluído entre a população para a vacinação contra a infecção de Covid-19.