Nesta quarta-feira, dia 17 de dezembro, no Plenário das Turmas Recursais (Plenarinho) do Tribunal de Justiça, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) e da Coordenadoria-Geral de Perícias, realizou uma palestra com a proposta de aprofundar o conhecimento técnico de magistrados e assessores sobre drogas ilícitas. Nesta ocasião, o evento foi direcionado aos desembargadores Elizabete Anache e Fernando Paes de Campos, que estiveram acompanhados de suas respectivas equipes de assessores.
Com participação da Coordenadoria de Segurança Institucional na organização, a palestra foi ministrada pelo delegado titular da DENAR, Hoffman D’Avilla Candido e Sousa, que esteve acompanhado do investigador Emmanuel Rauver Martinez e do perito criminal Evandro Rodrigo Pedon, chefe do Núcleo Especializado de Química e Toxicologia Forenses (Coordenadoria-Geral de Perícias).
Durante a palestra, foram abordados temas como a precificação e a logística do tráfico de drogas, desde a produção ou aquisição em regiões de fronteira até a revenda em grandes centros e no mercado externo, destacando a influência do risco e da logística no valor final do entorpecente.
Também foram exploradas questões técnicas e científicas sobre a composição e os processos de produção de diferentes substâncias ilícitas, como as distinções entre pasta base, crack e cloridrato de cocaína, além das diferenças entre a cannabis comum e o chamado skunk, que possui maior concentração de THC. O contexto medicinal da cannabis também foi objeto da palestra, com a diferenciação entre o THC, de efeito psicoativo, e o CBD, de uso terapêutico.
Esta atividade marcou o início de uma atuação integrada entre o Tribunal de Justiça e a Polícia Civil, voltada à capacitação de magistrados e assessores que atuam nas Câmaras Criminais do TJMS. Uma iniciativa que ressalta a cooperação entre o Poder Judiciário e as forças de segurança, alinhando as decisões judiciais às complexidades técnicas e ao cenário dinâmico do crime organizado em MS e no Brasil.


