24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, dezembro 17, 2025
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia LegislativaProjeto de Neno Razuk prevê capacitação de agentes comunitários para acolhimento de...

Projeto de Neno Razuk prevê capacitação de agentes comunitários para acolhimento de vítimas de violência

Nesta terça-feira (16), começa a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 328/2025, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que cria o programa de capacitação de agentes comunitários de saúde para realização de acolhimento às vítimas de violência doméstica, e dá outras providências.

De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é instituir e sistematizar a atuação em conjunto com a rede de atenção e proteção social às mulheres vítimas de violência doméstica; elaborar plano de educação permanente para formação, capacitação e sensibilização dos agentes de saúde envolvidos no atendimento as mulheres em situação de violência doméstica; além de implementar projeto educacional e cultural de prevenção à violência doméstica. Caso seja aprovada, o Poder Executivo deverá disciplinar por meio de ato próprio e específico a regulamentação da legislação.

“O enfrentamento as múltiplas formas de violência contra as mulheres é uma importante demanda no que diz respeito a condições mais dignas e justas para as mulheres, devendo possuir o direito de não sofrer agressões no espaço público ou privado, a ser respeitada em suas especificidades e ainda ter a garantia de acesso aos serviços da rede de enfretamento a violência, quando passar por situação em que sofreu algum tipo de agressão, seja ela física, moral, psicológica ou verbal. Torna-se um dever do Estado e uma demanda da sociedade enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres”, pontua o parlamentar.

Conforme menciona o projeto, atualmente o número de Agentes Comunitários de Saúde cresce de forma acelerada devido a necessidade dos serviços na área de saúde pública, porém muitos não possuem a formação adequada em conformidade com a Lei que regulamenta os profissionais. “Nesse contexto, o programa de Capacitação para Agente Comunitário de Saúde busca suprir a necessidade de formação adequada em eixos de conhecimento básico para o atendimento e dos que já atuam como via de conexão e integração entre as unidades de saúde e a comunidade na qual está inserida, permitindo ainda que profissionais tenham o conhecimento necessário e realizem desde a identificação, acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica aos serviços competentes”, explica Neno Razuk.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular