31.8 C
Campo Grande
domingo, novembro 24, 2024
InícioCulturaPaulinas promove o encontro do padre JúlioLancellotti com o registro da obra...

Paulinas promove o encontro do padre JúlioLancellotti com o registro da obra de Dom Pedro Casaldáliga

Livro que retrata a criação da Prelazia de São Félix do Araguaia foi entregue ao padre Lancellotti, que comentou: “Este livro é forte!”

Pedro Casaldáliga, espanhol de nascimento, viveu no Brasil desde 1968 e, na região de São Félix do Araguaia, foi um dos criadores de uma prelazia (um tipo de circunscrição eclesiástica erigida para atender às necessidades peculiares de um território), marcada pelo acolhimento de indígenas, caboclos e peões explorados em fazendas do Mato Grosso e vítimas dos conflitos provocados pela injustiça social. Júlio Lancellotti é paulista, pedagogo, padre na Paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca, capital paulista, e seu trabalho de acolhida aos moradores de rua e desassistidos também gera conflitos com o poder. A similaridade nas vidas desses dois homens os aproxima.

Pensando nisso, a Paulinas Editora presenteou o padre Júlio Lancellotti com o livro “Ventos de profecia na Amazônia: 50 anos da Prelazia de São Félix do Araguaia”, que, apesar de não ser a biografia de Dom Pedro Casaldáliga, não poderia ser escrito se não fossem o seu trabalho, sua luta e sua dedicação.

A entrega do livro ao padre Júlio Lancellotti foi feita pelo divulgador acadêmico da Paulinas Editora Paulo Alexandre de Pádua, cuja formação religiosa o aproxima das ideias sociais dos padres em questão. Segundo Paulo, o padre Júlio Lancellotti é uma pessoa extremamente ocupada e hiperativa, além de um pouco cansada e triste, depois das perseguições sofridas em função do seu trabalho social. No entanto, ao receber o livro, ficou feliz e disse: “Este livro é forte, este livro é quente”, recomendando a leitura para um homem que recebia alimento naquele momento. 

O padre Júlio Lancellotti está à frente de um trabalho social que alimenta e busca dar dignidade aos milhares de moradores de rua de São Paulo e outras cidades, além de lutar contra a aporofobia (fobia de pobres) de algumas empresas e do poder público, que colocam grades, lanças, pedras pontiagudas e todo tipo de artifício que impeça os moradores de rua de dormirem sob as marquises, viadutos ou varandas defronte ao comércio. Seu trabalho foi muito atacado por setores da sociedade e políticos que alegam que alimentar moradores de rua os mantém nessa situação. No entanto, a urgência da fome chancela o trabalho do padre Júlio Lancellotti.

O padre apareceu nas redes sociais ao lado de um presépio feito por moradores de rua com entulhos e certos elementos que fazem parte da vida nas ruas, como o cachorro e a água sendo fervida (para eliminar impurezas).

O trabalho social do padre Júlio Lancellotti se aproxima do tema da campanha de Natal da Paulinas, cujo slogan é “Natal é acolher – Em busca de um lugar para Jesus”, que busca tocar os corações para o fato de que Jesus e a Sagrada Família também eram refugiados, buscavam acolhida, assim como todos os desamparados do mundo, que precisam da nossa acolhida e do nosso amor. 

Ventos de profecia na Amazônia: 50 anos da Prelazia de São Félix do Araguaia (Paulinas; Editora da PUC Goiás, 2021, 392 p.) é uma homenagem aos 50 anos da Prelazia de São Félix do Araguaia. Escrita por Antônio Canuto, esta obra é fruto de minuciosa pesquisa oferecida em relato muito bem documentado. A prelazia foi criada oficialmente em 13 de maio de 1969. Foi designado para seu primeiro prelado o Pe. Pedro Casaldáliga: “O corpo franzino abrigava um gigante nas ações, nas causas e no acolhimento aos mais pobres e excluídos” (p. 29). Para comprar clique AQUI, ou ligue para 0800 70 100 81.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular