24.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia LegislativaCoronel David propõe correção de distorções na progressão funcional de militares estaduais

Coronel David propõe correção de distorções na progressão funcional de militares estaduais

Durante a sessão plenária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desta terça-feira (9), o deputado estadual Coronel David (PL) apresentou uma indicação a fim de encaminhar um anteprojeto de lei complementar voltados à valorização da carreira dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado.

O anteprojeto de lei permite aos militares estaduais o acúmulo do tempo de efetivo serviço prestado tanto como praça quanto como oficial, em quaisquer das corporações militares de Mato Grosso do Sul, para fins de progressão funcional.

Pela proposta, a contagem desse tempo de serviço será válida apenas para policiais militares e bombeiros militares que ingressaram nas corporações por concurso público ou processo seletivo. O texto também determina que o cálculo seja realizado mediante apresentação de certidão específica expedida pela corporação de origem. O dispositivo veda, no entanto, o aproveitamento de tempo de serviço em corporações militares de outros estados ou nas Forças Armadas.

“Essa medida garante mais justiça e isonomia no tratamento dos militares estaduais que, em algum momento da carreira, transitaram entre as corporações do estado, assegurando que todo o tempo de dedicação ao serviço público militar seja reconhecido para fins de progressão”, destacou Coronel David. “É algo que já estava estabelecido anteriormente e hoje não existe mais, representando prejuízos às carreiras dos militares”, disse ele.

Segundo o deputado, as alterações recentes nesse modelo acabaram gerando inconsistências que precisam ser sanadas.

“É fundamental corrigir essas situações para evitar injustiças na carreira. O governador tem demonstrado sensibilidade em relação à valorização das instituições militares, e acredito que, com o devido ajuste, poderemos aperfeiçoar ainda mais a legislação em vigor”, reforçou Coronel David.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular