O advogado douradense Afeife Mohamad Hajj será um dos homenageados na noite desta quinta-feira (7), a partir das 19 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, em alusão ao Dia do Advogado, celebrado anualmente no dia 11 de agosto.
A sessão solene é uma proposição do deputado estadual Renato Câmara (MDB), sendo que a medalha foi instituída pela Resolução nº 43/2012 para homenagear advogados que se destaquem em sua área de atuação.
Para o propositor da solenidade, a entrega da honraria visa “destacar os trabalhos que são realizados com garra e determinação fazendo com que busquem a justiça e o cumprimento da lei para todos, transformando assim a nossa sociedade em uma sociedade justa e igualitária”.
O nome da comenda é uma homenagem ao defensor público da União Jorge Antônio Siufi, que nasceu em Campo Grande (MS) em 1932 e faleceu no dia 14 de março de 2011. Ele formou-se em Direito na Universidade Nacional do Rio de Janeiro. Foi nomeado promotor de Justiça da comarca de Dourados (MS), onde atuou entre 1961 e 1963, transferindo-se logo em seguida para a Capital.
Em 1964, foi nomeado advogado de Ofício na Auditoria Militar da União, sendo presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) em Campo Grande. Ele também foi professor da Faculdade Católica de Direito de Mato Grosso e procurador-geral adjunto de Mato Grosso do Sul com a criação do Estado, em 1979. Em 1980, como procurador-geral do Estado, foi convidado a integrar a Escola Superior de Guerra.
O defensor compôs a letra do Hino do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com o colega Otávio Gonçalves Gomes. Gravou CD, publicou livros de crônicas, também foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e é um dos fundadores do Rádio Clube, em Campo Grande.
Homenageado
Em entrevista ao site Campo Grande Informe, Afeife Mohamad Hajj fez questão de convidar os colegas de profissão no município de Dourados para prestigiar a entrega da homenagem. “No dia 17 de julho deste ano, recebi o ofício nº 106/2025, assinado pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), 1º vice-presidente da Casa de Leis, me convidando para a sessão solene outorga da medalha e diploma de honra ao mérito advocatício”, declarou.
O advogado agradeceu a honraria, ainda mais por levar o nome do advogado Jorge Antônio Siufi. “Ele foi um grande advogado que tive o prazer de conhecer na década de 80. Eu que vou fazer agora, dia 20 de agosto, 45 anos de advocacia ininterrupta e fui primeiro presidente da Associação dos Advogados da Grande Dourados”, recordou.
Ele também foi presidente da OAB por duas legislaturas, sendo a primeira no antigo estatuto e a segunda com alteração do novo estatuto. “Ainda fui primeiro presidente do Conselho de Subseção Regional da Grande Dourados e conselheiro estadual e conselheiro federal por seis mandatos. Por isso, já tive a honra de representar os advogados sul-mato-grossenses e os advogados brasileiros”, afirmou, completando que entregou o cargo no dia 31 de janeiro deste ano com louvor, honra, ética, moral, religião, família, decência e advocacia justa, honesta e transparente.
Sobre a honraria, Afeife Mohamad Hajj disse que ficou surpreendido. “Agradeço carinhosamente ao deputado Renato Câmara e todos os deputados estaduais que aprovaram de forma unânime. Essa honraria me deixou muito envaidecido, feliz e eu recebo essa honraria em nome de toda a advocacia sul-mato-grossense brasileira”, assegurou.
O advogado acrescentou ainda que tem um sentimento de amor pela profissão. “Eu amo a Ordem dos Advogados do Brasil, amo meus colegas, minhas colegas e que sempre estive presente em todos os momentos importantes da advocacia. Eu que sou da primeira turma da antiga Socigran (Sociedade Civil da Educação da Grande Dourados), atual Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), de 1980. Eu, de coração, levo essa mensagem aos colegas e convido todos que puderem estar presentes hoje à noite em Campo Grande”, falou.
Afeife Mohamad Hajj destacou que seu verdadeiro agradecimento vai para todos aqueles que sempre lhe acompanharam e lhe orientaram. “Quero dizer que eu aprendi com o grande e saudoso Jorge Siufi. Foi um grande homem, um grande jurista que deixou saudades. Meu muito obrigado à Assembleia, ao doutor Renato Câmara, essa personalidade, esse grande deputado, que eu tive a honra de conhecer o pai, que foi o Nelito Câmara”, concluiu.


