26.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaRodolfo Nogueira apresenta PDL para sustar decreto de Lula sobre agrotóxicos

Rodolfo Nogueira apresenta PDL para sustar decreto de Lula sobre agrotóxicos

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR) apresentou Projeto de Decreto Legislativo para sustar o Decreto nº 12.538, de 30 de junho de 2025, que institui o chamado Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara) do governo federal.

De acordo com o parlamentar, o decreto de autoria de Lula representa uma ampliação exorbitante do poder regulamentar do Executivo. Sob a justificativa de fomentar práticas sustentáveis no campo, o texto normativo introduz diretrizes genéricas e conceitos com forte carga ideológica, como “territórios saudáveis” e “bem-viver”, cuja falta de definição técnica compromete a clareza e a objetividade das ações propostas.

A proposta ainda defende que a alteração de incentivos fiscais vai gerar efeitos abruptos nos custos de produção e na estrutura de preços dos alimentos, afetando a previsibilidade dos investimentos no setor. 

“Convém lembrar que os defensivos agrícolas são insumos essenciais à proteção das lavouras e à segurança alimentar”, diz parte do texto. 

Ainda de acordo com o deputado, o Pronara propõe uma estrutura de governança que carece de critérios técnicos objetivos para sua implementação.

Muitas das ações sugeridas sobrepõem-se a programas consolidados, como o PARA (Anvisa) e o SINITOX (Fiocruz), criando riscos de

duplicidade, aumento de burocracia e uso ineficiente de recursos.

“Por essas razões, propõe-se a sustação do Decreto nº 12.538, de 2025, por meio do presente Projeto de Decreto Legislativo, com o

objetivo de preservar a autoridade constitucional do Congresso Nacional, coibir a usurpação de competência legislativa e resguardar os legítimos interesses do setor agropecuário, que alimenta o Brasil e sustenta, com vigor, a nossa economia”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular