23.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia LegislativaSancionada lei proposta por Lidio Lopes que certifica laboratórios com selo do...

Sancionada lei proposta por Lidio Lopes que certifica laboratórios com selo do Inmetro

De autoria do deputado Lidio Lopes (sem partido), a Lei Estadual nº 6.435 foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 25 de junho de 2025. A legislação estabelece exigências para a certificação de laboratórios que emitem laudos e relatórios de ensaios ambientais em Mato Grosso do Sul.

O principal ponto da lei é determinar que, para serem considerados válidos, os laudos e relatórios ambientais devem ser emitidos por laboratórios que possuam reconhecimento formal (acreditação) junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Essa certificação deve seguir a norma técnica ABNT NBR ISO/IEC 17025, um padrão internacional que assegura a competência, imparcialidade e a operação consistente desses estabelecimentos. O objetivo é garantir maior confiabilidade e qualidade técnica nos pareceres usados para o licenciamento de empreendimentos no Estado.

De acordo com Lidio Lopes, a proposta foi construída com base em amplos debates. “Esse projeto foi muito discutido com profissionais da UFMS e Imasul. É necessário ter essa acreditação junto ao Inmetro para que as empresas sejam conceituadas e tenham todos os dados legais para emitir esses laudos ambientais”, explicou o deputado.

Conforme a nova lei, apenas laboratórios com essa certificação do Inmetro poderão emitir relatórios aceitos para medições ambientais no Estado. Os documentos deverão seguir padrões técnicos rigorosos e incluir a identificação e assinatura de profissionais registrados em seus conselhos de classe. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) será o órgão responsável por credenciar os laboratórios interessados e divulgar em seu site oficial a lista dos estabelecimentos habilitados.

A Lei nº 6.435 entrará em vigor a partir de cinco anos da data de sua publicação.

A medida representa um avanço importante para a segurança e transparência dos processos de licenciamento ambiental em Mato Grosso do Sul, elevando o padrão dos estudos e análises técnicas utilizados pelo poder público e pelos empreendedores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular