23.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioGeralGoverno de MS lança programa inédito de valorização da pessoa idosa durante...

Governo de MS lança programa inédito de valorização da pessoa idosa durante o Junho Prata

Em mais uma entrega para o fortalecimento da política da pessoa idosa, a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) lança, nesta segunda-feira (2), o Programa Estadual “Envelhecer é Legal”, instituído pela resolução publicada no Diário Oficial do Estado.

O lançamento marca o início das ações do Junho Prata, mês dedicado à conscientização, valorização e proteção da população idosa sul-mato-grossense. Com foco no enfrentamento ao idadismo – o preconceito baseado na idade – o programa propõe uma mudança cultural na forma como a sociedade enxerga e trata o envelhecimento.

Secretária estadual da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, destaca que o novo programa é um marco na construção de um MS mais justo e inclusivo.

“Envelhecer é um direito. Com esse programa, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a dignidade, o respeito e a valorização das pessoas idosas, promovendo ações concretas para uma sociedade onde todas as idades importam”, afirma.

O programa está estruturado em três eixos principais:

Marco normativo e institucional: fortalecimento de políticas públicas e legislações contra a discriminação etária;

Educação e sensibilização: atividades educativas para desconstruir estereótipos e promover a solidariedade entre gerações;

Convivência intergeracional e protagonismo: estímulo à participação ativa da pessoa idosa e ao diálogo entre gerações

A iniciativa será coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, e contará com apoio de outras secretarias, municípios, universidades, sociedade civil e setor privado, em uma atuação articulada e descentralizada.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, “o envelhecimento não ocorre da mesma forma para todas as pessoas e é fato que população sul-mato-grossense está alcançando a maturidade rapidamente. Neste contexto a Secretaria apresenta o Programa Estadual Envelhecer é Legal que está focado no exercício da cidadania e no direito de envelhecer bem com segurança, saúde e solidariedade entre as gerações”.

Compromisso com a cidadania ativa

Entre as diretrizes do programa estão o fortalecimento das redes de cuidado e proteção, o incentivo à pesquisa sobre o envelhecimento e a promoção de uma nova narrativa social: positiva, respeitosa e diversa sobre a velhice.

A Resolução entra em vigor na data de sua publicação e integra a carteira de projetos estratégicos da Secretaria de Estado da Cidadania, conforme previsto pela Lei Estadual nº 6.186/2023.

Junho Prata

Neste ano, a campanha tem o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, e foca no fortalecimento dos laços intergeracionais, entendendo que o diálogo entre diferentes faixas etárias é essencial para construir uma cultura de paz, solidariedade e cuidado coletivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular