19.8 C
Campo Grande
segunda-feira, janeiro 12, 2026
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaNelsinho articula avanço do acordo Mercosul–União Europeia com foco no agronegócio de...

Nelsinho articula avanço do acordo Mercosul–União Europeia com foco no agronegócio de MS

Em audiência pública nesta terça-feira (20), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal, questionou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre o acordo Mercosul-União Europeia. Ele respondeu que a assinatura deve ocorrer até o fim da presidência pro tempore brasileira do bloco, que se inicia em julho. 

O acordo, segundo o senador Nelsinho Trad, é considerado estratégico para Mato Grosso do Sul, com impacto direto no agronegócio, na indústria e na logística de exportações. “O estado, que é destaque nacional na produção de carnes, grãos e celulose, tende a se beneficiar com a redução de tarifas e barreiras comerciais”, prevê o senador Nelsinho Trad, uma das principais lideranças nas articulações internacionais em defesa dos interesses do Brasil e de Mato Grosso do Sul.

Durante a audiência, o senador Nelsinho ainda acompanhou as discussões sobre as tarifas unilaterais dos EUA e o posicionamento do Brasil nesse contexto de disputas comerciais, sempre atento aos impactos que medidas dessa natureza acarretam para a economia brasileira, em geral, e para os produtores do Centro-Oeste, em particular.

Liderança sul-mato-grossense na diplomacia

A atuação resoluta do senador Nelsinho Trad na presidência da CRE e em frentes como o Parlamento do Mercosul tem colocado Mato Grosso do Sul em destaque nas discussões sobre política externa e comércio internacional.

O senador Nelsinho Trad tem sido uma voz constante na defesa da Rota Bioceânica — corredor internacional que ligará o Brasil aos portos do Chile, passando por Paraguai e Argentina. A iniciativa, que já conta com mais de R$ 472 milhões em investimentos, é um dos pilares da política de integração defendida pelo senador, especialmente para garantir a competitividade dos produtos sul-mato-grossenses no mercado asiático.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular