24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, abril 25, 2025
InícioCâmara MunicipalCom 17 leis em vigor, Câmara reforça compromisso para garantir direitos de...

Com 17 leis em vigor, Câmara reforça compromisso para garantir direitos de autistas

“Lugar de autista é onde ele quiser”. A frase foi destacada pelo estudante João Victor Dibo Soares, 15 anos. E hoje o lugar escolhido foi a sessão ordinária desta quinta-feira, da Câmara Municipal. João acompanhou os debates diretamente da Mesa Diretora, no Plenário, celebrando o Abril Azul, Mês de Conscientização do Autismo e reforçando a importância da inclusão. O comprometimento da Casa de Leis com a garantia de direito das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) está presente nas 17 leis em vigor e novos projetos que já estão tramitando na Casa de Leis.

A participação de João, que conversou com jornalistas, tirou fotos e interagiu com todos, surpreendeu sua mãe Naina Dibo. “Ele está feliz da vida, no meio de todos como se fosse a coisa mais natural. Não estou nem acreditando! Ele é autista nível 3, o mais alto que tem, o que mostra que com tratamento correto consegue evoluir bem”, destacou.

Naína ressaltou a receptividade e parceria que sempre obteve na Câmara para que as necessidades e direitos dos autistas fossem transformados em leis. “Nós somos voz e eles (vereadores) nos escutam e fazem pela gente, construindo políticas públicas. Precisamos hoje que essas leis sejam cumpridas. Temos que divulgar, informar e cobrar”, afirmou. Hoje a meta é buscar algum tipo de incentivo para garantir acesso ao mercado de trabalho para as pessoas com TEA.

Ela ressaltou que leis municipais, inclusive, tornaram-se referência nacional, a exemplo da Lei 5.917/17, que torna obrigatório o atendimento preferencial às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em estabelecimentos públicos e privados, como supermercados, bancos, farmácias, bares e restaurantes. O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara, e o ex-vereador João Rocha, são autores desta legislação.

“A bandeira da pessoa com deficiência faz parte das pautas do nosso mandato, em especial o autismo. Temos diversos projetos, importantes para comunidade autista e hoje para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo trouxemos o João, que é um autista que vem progredindo cada vez mais com os tratamentos. Ele veio acompanhar a sessão, trabalhar com a gente. É importante avançarmos nas políticas públicas porque a pessoa com deficiência deve estar integrada principalmente ao mercado de trabalho, garantindo sua autonomia para o futuro. As políticas públicas precisam ter começo, meio e fim”, destacou o presidente Papy, autor de várias leis sobre o tema.

Confira abaixo algumas leis aprovadas pela Câmara voltadas às pessoas com TEA:

Lei 7.313/24 – Dispõe sobre a inserção do Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA nas placas dos estabelecimentos públicos e privados que dispõem de vagas de estacionamento preferenciais para pessoas com deficiência no Município de Campo Grande.

Lei 7.130/23 – Dispõe sobre a realização de Censo para diagnóstico de crianças e jovens com TEA matriculados nas escolas de Campo Grande.

Lei 7105/23 – Institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas no Município de Campo Grande.

Lei 7.098/23 – Cria o Grupo de Trabalho para Estudos e Ações das Políticas Públicas de Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GTEAUT), e dá outras providências.

Lei 6.826/23 – Autoriza o Poder Executivo a desenvolver e implantar centros de apoio educacional para a pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em Campo Grande.

Lei 6.773/22 – Dispõe sobre a criação do Programa de Proteção à Saúde Bucal da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Lei N. 6.821/22 – Torna obrigatório o Poder Executivo a disponibilizar e publicitar adesivos indicativos “Aqui mora uma pessoa autista” no Município de Campo Grande.

Lei 6970/22 -Institui a criação do espaço Sala do Afeto (calm zone) no âmbito do município de Campo Grande

Lei 6.714/21 – Institui, no Município de Campo Grande – MS, o “Programa Azul.

Lei Complementar 365/19 – Dispõe sobre a criação dos espaços de cultura, esporte e lazer acessíveis a frequentadores com TEA em shoppings centers, poliesportivos e estabelecimentos com apelo às crianças em Campo Grande.

Lei Complementar 366/19 – Institui a obrigatoriedade de sessão de cinema adaptada a crianças com transtorno do espectro autista e suas famílias.

Lei 6.003/18 – Obriga a fixação e divulgação de informativo (Lei Federal n. 12.764/12) nas Unidades Básicas de Saúde acerca dos direitos dos portadores do Transtorno de Espectro Autista.

Lei 6.043/18 – Autoriza o Executivo Municipal a instituir o cartão de identificação para pessoa com Transtorno do Espectro Autista e demais deficiências, residente no município de Campo Grande/MS.

Lei N. 5.863/17 – Institui, no âmbito do município de Campo Grande, política pública para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com autismo

Lei 5.917/17 – Torna obrigatório o atendimento preferencial às pessoas com Transtorno Espectro Autista nos estabelecimentos públicos e privados do município de Campo Grande.

Lei N. 5.657/16 – Obriga a inclusão e reserva de vagas na rede pública municipal de educação em Campo Grande para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

Lei 5.287/14 – Dispõe sobre os instrumentos de vigilância e rastreamento precoce do autismo nas unidades públicas de saúde e educação do município de Campo Grande.

Para reforçar essa conscientização, a Câmara Municipal está iluminada de azul durante este mês de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular