22.8 C
Campo Grande
sábado, março 29, 2025
InícioMeio AmbienteCampo Grande avança no desenvolvimento sustentável com assinatura de início para novos...

Campo Grande avança no desenvolvimento sustentável com assinatura de início para novos loteamentos

A Prefeitura assinou nessa quinta-feira (20) o Termo de Início de Obras para dois novos loteamentos voltados à habitação que vão fomentar a construção de moradias próximas aos polos empresariais de Campo Grande. A iniciativa faz parte do Plano Local de Desenvolvimento Econômico dos Polos, que tem como objetivo incentivar a ocupação de áreas próximas aos núcleos, impulsionando a habitação e o comércio nessas regiões.

A assinatura do termo é um passo fundamental para a autorização das obras, permitindo que, após sua execução, os loteamentos possam ser registrados em cartório e comercializados. Os novos empreendimentos, Veredas do Lageado e Jardim Água Branca, juntos, disponibilizarão mais de 2.400 lotes residenciais e comerciais.

“Nós queremos que o poder público seja um parceiro dos investidores na cidade. Por isso, estamos reorganizando os serviços para obter resultados rápidos. O que antes era um obstáculo para o crescimento e o desenvolvimento econômico de Campo Grande, devido à burocracia excessiva e à demora nos processos, queremos que seja inovação para agilizar os resultados”, diz a prefeita Adriane Lopes.

Os loteamento serão implantados em áreas estratégicas. Atualmente, Campo Grande possui três polos em operação (Oeste, Norte e Paulo Coelho Machado) e está em fase de implantação de dois novos (Sul e Reciclados Dom Antônio Barbosa.

“Entendemos que a criação desses loteamentos traz diversos benefícios tanto para os moradores quanto para o desenvolvimento da cidade. Um dos principais ganhos é a redução no tempo de deslocamento entre casa e trabalho, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e reduzindo custos com transporte. Além disso, a iniciativa contribui para a descentralização habitacional e o crescimento planejado da cidade”, afirma o secretário Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Ademar Silva Junior.

Com a assinatura do Termo de Início de Obras, Campo Grande reforça seu compromisso com o desenvolvimento planejado e sustentável, oferecendo condições adequadas para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Para o empresário Fernando Garcia, da STA Empreendimentos Imobiliários, os dois loteamentos vão fomentar o desenvolvimento econômico. “O primeiro é o loteamento Água Branca, localizado ao lado do polo industrial de Campo Grande. O desenvolvimento dessa região tem sido significativo, e nosso objetivo é levar infraestrutura completa para fomentar ainda mais. O segundo empreendimento é o Veredas do Lajeado, situado na Avenida Cafezais. Essa avenida foi duplicada e há uma população de aproximadamente 200 mil pessoas no entorno”, conta.

A proximidade entre moradia e trabalho também impacta positivamente na mobilidade urbana, diminuindo congestionamentos e a emissão de poluentes, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 11, que trata da criação de cidades e comunidades sustentáveis.

Detalhes dos loteamentos

Loteamento Veredas do Lageado: Localizado na região do Anhanduizinho, no Bairro Centro Oeste, contará com 1.130 lotes, sendo 6 destinados ao município e 1.124 para particulares. A área total do empreendimento é de 450.014,14 m².

Loteamento Jardim Água Branca: Situado na região urbana do Bandeira, no Bairro Moreninhas, oferecerá 1.272 lotes, dos quais 4 são públicos e o restante destinado a particulares. O loteamento ocupa uma área total de 457.320,88 m².

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular