Nesta quarta-feira (26) o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva celebra seu primeiro ano de atividades. Desde sua inauguração, o espaço tem sido essencial para garantir inclusão e desenvolvimento educacional a alunos com necessidades específicas. Instalado no mesmo prédio da Divisão de Educação Especial e do Núcleo Braille da SEMED, o centro foi projetado para promover ações transversais e parcerias voltadas à educação inclusiva.
Sob a coordenação de Tânia Maria Filiú, Coordenadora Municipal da Educação Inclusiva, o centro iniciou suas atividades em 2024 com o objetivo de oferecer estrutura e suporte para garantir qualidade, equidade e inclusão no ensino. Agora, um ano depois, a unidade conta com uma equipe multiprofissional, que trabalha para garantir o direito à educação de qualidade para crianças de 3 a 5 anos, atendendo mais de 240 alunos por semana.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, destaca a abordagem individualizada do atendimento. “Nossa equipe acompanha os alunos e, no contraturno, oferece um suporte personalizado no centro. Além disso, também prestamos assistência às famílias, ouvindo suas necessidades e buscando atendê-las da melhor forma possível”, explica.
Os impactos positivos já podem ser observados no dia a dia das famílias. Dilma Bogado, mãe do pequeno Brayan, de 5 anos, relata como o centro transformou a vida de seu filho. “O suporte que recebemos é impecável. Trazer o meu filho para as aulas me dá segurança. Observo o trabalho dos profissionais e o carinho da coordenação por ele, o que me emociona”, afirma.

Mayara Zanin, mãe do Heitor, também de 5 anos, compartilha a mesma experiência positiva. “É perceptível a mudança no meu filho. Isso me traz segurança, alegria e esperança. O centro de educação especial inclusiva é um verdadeiro presente para as famílias”, destaca.
A prefeita Adriane Lopes reforça o compromisso da prefeitura com a inclusão educacional. “O Executivo está cumprindo o objetivo de garantir que cada aluno, independentemente de suas necessidades especiais, tenha acesso a uma educação de qualidade”.

Com uma metodologia inovadora e um olhar sensível para cada aluno e suas famílias, o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva segue avançando e fortalecendo a inclusão, promovendo oportunidades e transformando vidas.