Na contagem regressiva para o V Dia Mundial dos Pobres, Antônio Cardoso lança a música Só um coração, neste 14 de outubro, exatamente a um mês da data especial. Uma “canção-convite” para a reflexão e oração sobre a problemática dos mais pobres, necessitados e os que sofrem com as exclusões sociais. Além disso, é um incentivo para que cada pessoa também se doe pelo próximo.
Aprendi do Mestre que amar
Tem sua dores, tem suas oblações e a fé
Creia no Espírito de Deus
Que te coloca de pé
Deus te coloca de pé!
“A solidão de quem perdeu tudo” pode ser curada pelas mãos que partilham com os irmãos e, sobretudo, pelo Mestre que ama e acolhe a dor de cada pessoa . Só um coração pode colocar de pé aqueles que perderam tudo. Esta é a proposta da canção, que pode ser ouvida nas plataformas digitais.
O single também homenageia padre Júlio Lancelotti, sacerdote da Arquidiocese de São Paulo, conhecido pelo seu trabalho junto aos mais pobres e por ajudar a erguer homens e mulheres que vivem no vazio físico e espiritual.
Segundo a ONU, atualmente, mais de 780 milhões de pessoas vivem abaixo do Limiar Internacional da Pobreza, ou seja, com menos de 1,90 dólar por dia. Mais de 11% da população mundial vive na extrema pobreza e luta para atender as necessidades mais básicas, tais como saúde, educação e acesso à água e saneamento. Para cada 100 homens dos 25 aos 34 anos, há 122 mulheres da mesma faixa etária a viver na pobreza. Além disso, mais de 160 milhões de crianças correm o risco de continuar na pobreza extrema até 2030. Situações que, nos últimos tempos, tiveram como agravante as consequências da pandemia.
E mais do que números, são pessoas que trazem o rosto de Deus à humanidade, conforme ressaltou o Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres 2021. Ainda segundo ele, “os pobres são verdadeiros evangelizadores porque foram os primeiros a ser evangelizados e chamados a partilhar a bem-aventurança do Senhor e o seu Reino”. Sobre a situação atual, o Santo Padre afirma serem urgentes respostas concretas diante do desemprego e aumento da pobreza em decorrência do período pandêmico.
Soluções efetivas que são fruto da conversão de consciência, como é o apelo do cantor Antônio Cardoso em sua mais nova composição: “Só um coração e uma porta aberta podem restaurar você”.
Clique aqui para acessar as músicas nas plataformas digitais: https://bfan.link/so-um-coracao
Por Gracielle Reis