(Marco ASA) – O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (6) que o governo, através do Ministério da Saúde, suspendeu a compra de seringas para a vacinação da população contra o Covid-19. Segundo ele, assim que o governo anunciou a compra o preço do produto disparou. O governo tentou comprar mais de 300 milhões e seringas por pregão eletrônico. Conseguiu comprar apenas 7,9 milhões, ou 3,4% do total.
Mias uma vez, o presidente jogou a responsabilidade para os estados. Segundo ele, os estados têm estoque para começar a vacinação, já que (para ele) inicialmente o número de vacinados será pequeno, contrariando o que vem acontecendo no mundo, já que mais de cinco milhões de pessoas em vários países já foram vacinadas.
O governo restringiu a exportações de seringas das fábricas nacionais e requisitou estoques excedentes. Ainda não há data para o início da vacinação dos brasileiros contra a Covd-19. Segundo um levantamento feito pelo governo do Piauí, o estoque de seringas no Brasil daria para vacinar 40 milhões de pessoas.