O Governo Federal – por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – inicou a entrega de novos ônibus do Programa Caminho da Escola destinados a municípios de todo o Brasil. Os recursos para aquisição das 3.00 unidades que serão entregues até 2026 são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), em um investimento total de R$ 1,5 bilhão.
O deputado federal Vander Loubet, coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional e principal articulador do estado junto ao Governo Federal, comemorou o início da entrega dos veículos.
“O presidente Lula já começou a entregar os ônibus de transporte escolar que foram solicitados no final de 2023 pelas prefeituras dentro do Novo PAC e Mato Grosso do Sul não vai estar de fora. Aqui no nosso estado, conseguimos aprovar a seleção das propostas de 24 municípios”, destaca o parlamentar.
Os municípios que cadastraram propostas e receberão os ônibus escolares são Amambai, Anaurilândia, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Itaquiraí, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Sonora e Três Lagoas.
Sustentabilidade
Os veículos que estão sendo entregues nesta edição do Programa são de última geração e apresentam 29 mudanças em relação aos modelos anteriores, entre elas: poltronas acessíveis, entradas USB, ar-condicionado, Wi-Fi e rastreamento por GPS. Há, ainda, uma alteração estrutural do chassi dos ônibus estabelecida pelo Proconve P8 (norma que estabelece padrões máximos de poluentes emitidos pelos veículos automotores), que trocou o sistema Euro 5 pelo Euro 6. A novidade atende a exigências no controle das emissões de gases poluentes e de ruído para novos veículos automotores pesados de uso rodoviário.
Caminho da Escola
Criado em 2007, durante o segundo governo do presidente Lula, o Programa Caminho da Escola objetiva garantir, prioritariamente, o acesso diário e a permanência de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas de educação básica de difícil acesso. O programa oferece ônibus, embarcações e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte escolar. A responsabilidade da aquisição dos veículos é de gestores estaduais, distritais e municipais.